Reino VegetalDúvida- Xilema e transporte

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Ago 2018 07 21:03

Dúvida- Xilema e transporte

Mensagem não lida por Liliana »

Eu estou estudando sobre a condução de seiva bruta, e não consegui entender sobre a pressão positiva da raiz e a sucção da copa. Vou transpor algumas partes da minha apostila:

Pressão positiva de raiz: refere-se à situação em que a pressão de líquido no interior do xilema é maior do que a pressão atmosférica, e, assim, a raiz empurra a água para cima.

Sucção da copa (Hipótese de Dixon): a pressão no interior do xilema, segundo medições, é normalmente muito menor do que a pressão atmosférica, o que se denomina como tensão. Isso é verificado quando há movimento de seiva bruta para cima, propiciado pelo consumo de água nas folhas.


Como pode a pressão no interior do xilema ora ser maior que a pressão atmosférica, e ora menor, e ainda realizarem funções semelhantes (subida da água)?????




Auto Excluído (ID:20809)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Ago 2018 07 21:45

Re: Dúvida- Xilema e transporte

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20809) »

1) Pressão positiva de raiz

Devido à bomba de sais da endoderme, o xilema da raiz torna-se hipertônico em sais. Em decorrência disso, as raízes ganham água do solo por osmose. Esse mecanismo de osmose, cada vez que ocorre, impulsiona a água já existente no interior do capilar para cima. Ressalto aqui que isso só é válido para algumas plantas, não são todas que possuem força o suficiente na bomba de sais p/ provocar a subida da seiva bruta.

2) Tensão-coesão de Dixon

Basicamente, a transpiração da água na superfície foliar é responsável por provocar uma tensão que puxa as moléculas de água desde a raiz até as folhas. Pense que quando uma molécula de água "sai", ela vai puxando as que estão mais em baixo (coesão).


Eu não conheço a relação desses mecanismos com a pressão atmosférica, até fui procurar na internet aqui,

link 1

link 2

link 3

mas não encontrei nada. Nesses links há uma explicação mais detalhada/bem escrita, sugiro a leitura p/ que você compreenda melhor




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Reino Vegetal”