Reino Vegetal(UFRN) Adaptação e Reprodução de plantas Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Mai 2018 29 20:32

(UFRN) Adaptação e Reprodução de plantas

Mensagem não lida por Liliana »

Em um experimento, um tipo de planta que se reproduz tanto de forma sexuada como assexuada é cultivada em dois ambientes artificiais distintos (I e II). No ambiente I, as condições de temperatura e umidade são constantes e não há presença de insetos. No ambiente II, há presença de insetos e a temperatura e a umidade são instáveis. Considerando os dois ambientes, a reprodução que teria melhor resultado na produção vegetal é:

a) nos dois ambientes, reprodução sexuada, pois esta gera indivíduos idênticos que produzem um maior número de plantas.

b) no ambiente II, reprodução assexuada, pois uma planta bem adaptada irá gerar um descendente também bem adaptado.

c) nos dois ambientes, reprodução assexuada, pois esta gera plantas já maduras e adaptadas, não apresentando fragilidades em presença de pragas.

d) no ambiente II, reprodução sexuada, pois esta gera sempre uma variedade de indivíduos que irão se adaptar a qualquer ambiente.
Resposta

O gabarito traz a letra d) como correta, mas eu achei errado considerar que a reprodução sexuada SEMPRE vai gerar indivíduos que irão se adaptar... Achei a b) mais coerente. O gabarito está errado, ou eu é que estou?




Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Jun 2018 01 01:01

Re: (UFRN) Adaptação e Reprodução de plantas

Mensagem não lida por Sypru »

Concordo contigo. Uma das falácias sobre a evolução é sobre a reprodução provir indivíduos que serão capazes de adaptação. É um tremendo engano. A adaptação ocorre com seres que já possuem a predisposição, porém, somente em dado momento que a resistência do meio seleciona aqueles previamente adaptados. Logo, a reprodução sexual não é a chave mestre, pode ocorrer de haver milhares de reproduções e mesmo assim não se ter um ser adaptado (e se assim fosse, não existiria seres extintos... Os dinossauros estariam por aí). Portanto, pela colocação do advérbio "sempre", expressando essa afirmação intensa (eu sempre tomo cuidado com afirmações desse cunho), pode-se entender que sim, a alternativa mais correra é a "b".



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Auto Excluído (ID:20876)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jun 2018 01 09:53

Re: (UFRN) Adaptação e Reprodução de plantas

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20876) »

Sypru escreveu:
Sex 01 Jun, 2018 01:01
Concordo contigo. Uma das falácias sobre a evolução é sobre a reprodução provir indivíduos que serão capazes de adaptação. É um tremendo engano. A adaptação ocorre com seres que já possuem a predisposição, porém, somente em dado momento que a resistência do meio seleciona aqueles previamente adaptados. Logo, a reprodução sexual não é a chave mestre, pode ocorrer de haver milhares de reproduções e mesmo assim não se ter um ser adaptado (e se assim fosse, não existiria seres extintos... Os dinossauros estariam por aí). Portanto, pela colocação do advérbio "sempre", expressando essa afirmação intensa (eu sempre tomo cuidado com afirmações desse cunho), pode-se entender que sim, a alternativa mais correra é a "b".
Olá, eu acabei de fazer essa questão e fiquei com dúvida também e por incrível que pareça alguém tirou dúvida dela hoje também kk. E o gabarito é a letra 'D' mesmo, eu achei um exagero falar em "sempre" e marquei a 'B'. Questão bizarra.
Última edição: Auto Excluído (ID:20876) (Sex 01 Jun, 2018 09:54). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Jun 2018 01 10:21

Re: (UFRN) Adaptação e Reprodução de plantas

Mensagem não lida por Sypru »

Diria com convicção que tal questão é passível de ser anulada. Como eu sempre digo para as pessoas, é melhor ser marenta e acreditar nos seus conhecimentos do que engolir a seco uma questão mal estruturada.


"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Jun 2018 01 11:14

Re: (UFRN) Adaptação e Reprodução de plantas

Mensagem não lida por Brunoranery »

A d estaria perfeita se estivesse se referindo à dispersão dos esporos ou sementes pelos insetos, pois em um local com insetos há mais uma possibilidade de dispersão além da anemocoria e anemofilia. Qual o principal aspecto que a deixa esquisita? Se fosse reprodução assexuada, a planta que é bem adaptada a essa situação (chegou até a idade reprodutiva) geraria outras plantas com uma baixa variabilidade genética. Logo, a probabilidade de geração de plantas adaptadas a esse ambiente, assim como ela, seria altíssima.

Outro aspecto muito estranho é o fato de o item d ter dito "qualquer ambiente", e isso praticamente inexiste. Plantas que são submetidas a estresse hídrico dificilmente sobrevivem em locais com abundância de água e as que são típicas de locais úmidos como a Amazônia dificilmente sobreviveriam em lugares áridos. Mas como ele fala de temperatura e umidade instáveis, vamos citar um exemplo mais plausível, o Cerrado, que tem um clima instável. Uma planta do Cerrado possui raízes muito profundas. Se a colocássemos em um ambiente com a umidade localizada em extratos mais externos do solo, teríamos problemas com a absorção de água e talvez elas não se adaptariam.

Então o item está quase todo errado.



Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Reino Vegetal”