Reino VegetalFotosíntese limitantes

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Carolinethz
Veterano
Mensagens: 292
Registrado em: Dom 27 Set, 2015 15:30
Última visita: 06-09-22
Mai 2018 17 08:17

Fotosíntese limitantes

Mensagem não lida por Carolinethz »

(ACAFE 2014) - O gás carbônico necessário para a realização da fotossíntese vegetal penetra nas folhas através de estruturas denominadas estômatos (do grego stoma, boca). A abertura e o fechamento dos estômatos dependem de diversos fatores, principalmente da luminosidade, da concentração de gás carbônico e do suprimento hídrico. A respeito do comportamento dos estômatos, assinale a alternativa correta que completa as lacunas da frase a seguir.
Os estômatos tendem a fechar quando a intensidade luminosa é __________, ou a concentração de CO2 no mesófilo foliar é __________. Ao contrário, eles tendem a abrir quando o suprimento de água nas raízes é _________.
a) alta - baixa - baixo
b) baixa - baixa - alto
c) baixa - alta - alto
d) alta - alta - baixo
Resposta

Letra C
Na vídeo aula que eu assisti, o professor disse que o estômato tende a fechar quando a temperatura é alta, deduzo eu que seja a mesma ideia da intensidade luminosa ser alta. Visto que caso contrário haverá um aumento da temperatura, acarretando a desnaturação das enzimas podendo levar a planta a morte.

O que estou interpretando errado?




Obrigada pela ajuda!! :wink:

Última edição: Carolinethz (Qui 17 Mai, 2018 08:20). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
Lucabral
2 - Nerd
Mensagens: 702
Registrado em: Seg 03 Jul, 2017 21:37
Última visita: 22-01-24
Mai 2018 17 09:46

Re: Fotosíntese limitantes

Mensagem não lida por Lucabral »

"Abertura e fechamento de estômatos ocorrem mecanismo hidroativos,isto é, toda vez que as células-guarda (que são as células estomáticas) acumulam um elevado teor de água, tendem, por turgescência, a aumentar seu volume.Esse aumento determina a abertura do estômato.Sabe-se que em presença de luz, íons potássio são bombeados ativamente das células vizinhas para as células estomáticas. A elevação da concentração desses íons faz com que as células-guarda absorvam água por osmose e fiquem túrgidas, o que acarreta a abertura do ostíolo."
https://djalmasantos.wordpress.com/2010 ... vegetal-4/

Apesar de interdependentes,não confunda intensidade luminosa com temperatura. A luz favorece a abertura dos estômatos (luz=aumento fotossintético),quando a taxa é baixa (escuro) o estômato fecha.Já a temperatura exerce contribuição importante na  concentração do CO2 no ar atmosférico.Pense assim: Diminuindo a temperatura (escuro) ,diminuímos a expansão do gás (CO2) tornando-o mais concentrado no ambiente,atinge-se rapidamente o ponto de saturação do CO2 no mesófilo e o estômato fecha.
bio.jpg
bio.jpg (26.89 KiB) Exibido 3394 vezes



-Você marcha, José!
José, para onde? [Carlos Drummond de Andrade]

Responder

Voltar para “Reino Vegetal”