Reino Vegetal(Me Salva) Botânica Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
MatheusBorges
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2047
Registrado em: Dom 16 Jul, 2017 10:25
Última visita: 18-01-24
Mai 2018 11 21:16

(Me Salva) Botânica

Mensagem não lida por MatheusBorges »

Marque com V ou F as alternativas a seguir: ( ) O esporófito nas Pteridófitas é independente do gametófito. ( ) Os esporos das Pteridófitas são produzidos nos esporângios. ( ) O gameta masculino das Pteridófitas também é o anterozóide e possui dependência do meio úmido. ( ) O gametófito das Pteridófitas é hermafrodita, ou seja, produz tanto os anterídios quanto os arquegônios. Assinale a alternativa que corresponde à ordem correta de V e F:
Resposta

VVVV
Não entendo o porque da última ser verdadeira.
:?

Última edição: MatheusBorges (Sex 11 Mai, 2018 21:18). Total de 1 vez.


A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-Mahatma Gandhi

Auto Excluído (ID:20809)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mai 2018 12 11:10

Re: (Me Salva) Botânica

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20809) »

Olá, MafIl10

Vou tentar fazer um pequeno resumo aqui e vou me ater apenas ao ultimo item:

Lembrando que as pteridófitas são divididas em 4 filos, nós temos que nas pterophyta(samambaias e avencas), os soros(2n) (presente nas samambaias) é onde se encontra os esporângios(2n), que são os responsáveis pela produção de esporos(n)

Esporos(n) germinam e originam o gametófito(n), também chamado de prótolo, que possui duas características principais: cordiforme (possui forma de coração) e é hermafrodita:
IMG_8935.JPG
IMG_8935.JPG (83.56 KiB) Exibido 2222 vezes
O anterídio fica na parte de baixo e é responsável pela produção dos anterozóides(n) e o arquegônio fica na parte de cima e produz a oosfera, ocorre a fecundação(água), zigoto(2n), embrião(2n)..

Última edição: Auto Excluído (ID:20809) (Sáb 12 Mai, 2018 11:47). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
MatheusBorges
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2047
Registrado em: Dom 16 Jul, 2017 10:25
Última visita: 18-01-24
Mai 2018 12 11:46

Re: (Me Salva) Botânica

Mensagem não lida por MatheusBorges »

Então, eu sabia dessa parte mas é que fiz confusão com as selaginelas, na minha cabeça elas eram exceção, logo o examinador não poderia dizer é (para todas), pelo fato de serem heterosporadas na primeira leitura ficou na minha cabeça que o microgametófito e o megagametófito originavam em seres diferentes, mas não é no mesmo ser, o primeiro na parte superior do estróbilo e o último na parte inferior, ou seja é também monóica.


A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-Mahatma Gandhi

Auto Excluído (ID:20809)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mai 2018 12 14:02

Re: (Me Salva) Botânica

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20809) »

Pois é,

É meio complicado isso pq teoricamente você está certo e o item deveria sim ser considerado falso, acredito que o examinador(e eu também quando fui responder) quis se referir às samambais como as pteridófitas e acabou negligenciando o restante.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Reino Vegetal”