Reino Vegetal(PUC-GO) Movimento das plantas Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20715)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Abr 2018 28 23:01

(PUC-GO) Movimento das plantas

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20715) »

Nas alternativas a seguir, marque a resposta correta em relação ao nome do movimento que as folhas de algumas plantas apresentam em resposta aos ritmos diários de luz e escuro.


a) Nictinastismo.
b) Tigmonastismo.
c) Geotropismo.
d) Fototropismo.
Resposta

Letra A. Pq ela e pq a 'D' está incorreta?




Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Abr 2018 28 23:12

Re: (PUC-GO) Movimento das plantas

Mensagem não lida por Sypru »

Olá, o Fototropismo se configura como um movimento não reversível que a planta realiza em direção à fonte de luz, podendo ele ser negativo ou positivo. Neste caso da questão, configura-se como Nictinastismo por ser um movimento reversível realizado diariamente pela planta para compensar a variação de luminosidade. Durante o dia, tal planta abre suas folhas e flores (portanto, não são todas que realizam esse tipo de Movimento Vegetal), assumindo posição horizontal nesse período e, de noite, fecha-se. No Nastismo, não há deslocamento.



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20715)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Abr 2018 28 23:14

Re: (PUC-GO) Movimento das plantas

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20715) »

Sypru escreveu:
Sáb 28 Abr, 2018 23:12
Olá, o Fototropismo se configura como um movimento não reversível que a planta realiza em direção à fonte de luz, podendo ele ser negativo ou positivo. Neste caso da questão, configura-se como Nictinastismo por ser um movimento reversível realizado diariamente pela planta para compensar a variação de luminosidade. Durante o dia, tal planta abre suas folhas e flores (portanto, não são todas que realizam esse tipo de Movimento Vegetal), assumindo posição horizontal nesse período e, de noite, fecha-se. No Nastismo, não há deslocamento.
Obrigado. Essa questão foi acertada somente por 15% dos candidatos e a maioria botou a 'D' que nem eu kk. Você aparenta ser boa em biologia demais. Tu é formada nessa área?



Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Abr 2018 28 23:19

Re: (PUC-GO) Movimento das plantas

Mensagem não lida por Sypru »

A grande pegadinha dessa questão é o fato de ter falado sobre a variação do dia xD. E nops, estou no Ensino Médio ^.^, estou há uma semana com o objetivo de solucionar todas as questões obsoletas do Fórum, o que já fiz com História, Geografia, quase totalmente Português e hoje finalizo o último tópico de Biologia, Genética, Bioquímica e Citologia, assim, partirei para as questões de Matemática, Física e Química, que são mais numerosos xD.
Caso algum dia tenhas alguma dúvida, podes mandar-me um mensagem privada, fique à vontade.

Última edição: Sypru (Sáb 28 Abr, 2018 23:21). Total de 1 vez.


"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Reino Vegetal”