Página 1 de 1

(UERJ 2013) Sistema Endócrino

Enviado: Qui 07 Jan, 2021 10:28
por Lars
O hormônio aldosterona, produzido pela região cortical das glândulas suprarrenais, aumenta a absorção do íon Na+ pelos túbulos renais. Quanto menor a concentração desse íon nos líquidos extracelulares, maior é a produção de aldosterona.

Em um experimento para analisar o funcionamento dos túbulos renais, alguns pacientes foram submetidos a quatro diferentes dietas alimentares. Os resultados obtidos estão indicados no gráfico abaixo, no qual a barra I corresponde à taxa de absorção de água em um paciente com valor normal de concentração extracelular de Na+.
19E24724-7FB4-49D6-BBA5-6D99CB48813F.jpeg
19E24724-7FB4-49D6-BBA5-6D99CB48813F.jpeg (13.75 KiB) Exibido 400 vezes
A barra que indica o resultado correspondente a um paciente submetido a uma rígida dieta de restrição de NaCl é a de número:

A) II
B) III
C) IV
D) V
Resposta

B
Eu até entendi o raciocínio da questão quando vi o gabarito, entretanto sobrou um dúvida na condução dessa raciocínio.
Se houve uma queda no consumo de sódio, haverá aumento de aldosterona, mas a aldosterona vai reabsorver ions na+ de onde?
Sendo assim a concentração continuaria baixa e não haveria necessidade de grande absorção de água.
Se alguém puder sanar esse ponto.
Abração

Re: (UERJ 2013) Sistema Endócrino

Enviado: Ter 19 Jan, 2021 20:58
por selteneauster
Olá,

Perceba que onde há íons Na+, há água, devido à pressão osmótica exercida por este íon (lembre-se que a água vai para o meio mais concentrado). Portanto, em um paciente submetido à restrição de NaCl, a atuação da aldosterona seria mais intensa, no sentido de evitar a perda maior de íons sódio pela urina. Assim, a aldosterona promove a reabsorção de Na+ nos túbulos e renais e, consequentemente, de água, o que resultaria em uma urina mais concentrada. Por isso, a coluna III, pois no paciente com restrição de sal na alimentação, o corpo compensa a falta de Na+ promovendo maior reabsorção do Na+ restante e, por conseguinte, de água, já que esta acompanha o íon.

Espero ter ajudado.