Fisiologia, Histologia, Embriologia e ZoologiaSistema nervoso central Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
retrofuture
Veterano
Mensagens: 269
Registrado em: Seg 11 Mai, 2020 16:20
Última visita: 27-11-21
Nov 2020 11 14:32

Sistema nervoso central

Mensagem não lida por retrofuture »

03

Todas as estruturas sensoriais têm como princípio básico a transformação de estímulos em impulsos nervosos que, por sua vez, são enviados ao sistema nervoso central por meio de neurônios sensoriais. No sistema nervoso central ocorre, de fato, a interpretação.

As sensações de calor, pressão, dor, odor, luz, som, entre outras, são diferentes porque as mensagens das diferentes estruturas sensoriais chegam até distintas partes do sistema nervoso central.
3_325460_6629268_.png
3_325460_6629268_.png (155.88 KiB) Exibido 1773 vezes
Assim, de acordo com o texto, mesmo que os impulsos nervosos que se propagam por todos os neurônios tenham a mesma natureza,

A) as diferentes sensações são geradas nos locais de aplicação dos estímulos, antes da formação dos impulsos nervosos.
B) se impulsos originados em diferentes órgãos sensoriais atingissem uma mesma área do sistema nervoso central, produziriam diferentes sensações.
C) as diferenças entre as sensações são determinadas pelo neurônio que recebe impulsos do órgão sensorial, independentemente da área do sistema nervoso com a qual está conectado.
D) as diferentes modalidades de sensação são determinadas pelas conexões dos neurônios sensoriais com áreas específicas do sistema nervoso central.
E) as diferentes sensações são decorrentes das diferenças quanto à natureza, intensidade e sentido do impulso nervoso que existem entre os diferentes tipos de neurônios.




Avatar do usuário
CogitoErgoGre
2 - Nerd
Mensagens: 311
Registrado em: Sex 24 Abr, 2020 15:32
Última visita: 09-05-23
Nov 2020 12 19:27

Re: Sistema nervoso central

Mensagem não lida por CogitoErgoGre »

Oii retro, tudo bom?

então, a questão nos diz que
"todas as estruturas sensoriais têm como princípio básico a transformação de estímulos em impulsos nervosos que, por sua vez, são enviados ao sistema nervoso central por meio de neurônios sensoriais. No sistema nervoso central ocorre, de fato, a interpretação ...
As sensações são diferentes porque as mensagens das diferentes estruturas sensoriais chegam até distintas partes do sistema"

ou seja, o princípio universal do funcionamento do sistema nervoso parte da idéia que todas as "informações" coletadas por diversas estruturas do corpo (olhos, ouvido, ramificações sensitivas da pele) saõ transformadas em impulsos elétricos exatamente iguais, que se propagam pelos neurônios até o local de interpretação específico de cada um - onde daí sim vai virar uma imagem, som ou qualquer outro tipo de sensação; muito louco isso né :P

entãoo, tendo isso em mente, a alternativa que mais se encaixa com essa abordagem é a
letra d) "as diferentes modalidades de sensação são determinadas pelas conexões dos neurônios sensoriais com áreas específicas do sistema nervoso central"

espero ter sido claro,
qualquer dúvida, só falar :D



"Dada a vastidão do espaço e na imensidão do tempo, é uma alegria poder compartilhar um planeta e uma época com você."
- C. Sagan

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia”