Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia(USF–2016) - Sistema Cardiovascular. Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
onilecra
Avançado
Mensagens: 127
Registrado em: Sex 17 Jul, 2020 21:28
Última visita: 07-11-20
Jul 2020 31 21:45

(USF–2016) - Sistema Cardiovascular.

Mensagem não lida por onilecra »

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são as principais causas mundiais de morte. No Brasil, 300 mil pessoas morrem anualmente, ou seja, um óbito a cada dois minutos é causado por esse tipo de enfermidade. Embora fatores não modificáveis, como predisposição genética, contribuam para a ocorrência de tais doenças, para o cardiologista Leonardo Spencer, do Hospital do Coração do Brasil, em Brasília, essas estatísticas podem ser explicadas principalmente pelos maus hábitos de vida da população. “Alimentação não balanceada, rica em gordura saturada, aliada ao sedentarismo, ao sobrepeso, à hipertensão, ao diabetes e ao tabagismo, por exemplo, aumenta consideravelmente o risco de o indivíduo ter um problema cardíaco no futuro”.

Várias enfermidades estão no guarda-chuva das doenças cardiovasculares. O dr. Leonardo Spencer enumera as 4 que mais levam a óbito no Brasil: infarto agudo do miocárdio, doença vascular periférica, acidente vascular cerebral e morte súbita.

A) Como uma pessoa que apresenta predisposição genética às doenças cardiovasculares pode adotar medidas profláticas contra esses males?
B) O modo de vida atual nas grandes cidades leva as pessoas a consumirem cada vez mais alimentos industrializados ricos em sódio e gordura. Cite as consequências para a saúde humana de uma dieta com estes compostos.
C) No esquema que segue sobre o coração, identifique os vasos numerados de 1 a 5, informando o tipo de sangue que circula pelo vaso indicado.vascular cerebral e morte súbita.

Resposta

Resposta Discursiva.
Anexos
984098509.png
984098509.png (15.59 KiB) Exibido 3279 vezes

Última edição: onilecra (Sex 31 Jul, 2020 21:58). Total de 2 vezes.



Avatar do usuário
oilut
3 - Destaque
Mensagens: 350
Registrado em: Dom 30 Jun, 2019 12:44
Última visita: 18-04-24
Jul 2020 31 21:53

Re: (USF–2016) - Sistema Cardiovascular.

Mensagem não lida por oilut »

Olá, onilecra. :D:D

(A) O enunciado menciona que essas doenças são ocasionadas também pelos maus hábitos de vida da população. Logo, são medidas: a alimentação balanceada, pobre em gorduras saturadas, o não tabagismo, a prática de atividade física regular, a ingestão de bastante água, o controle do peso e do estresse.

(B) Os alimentos ricos em sódio e gordura levam ao aumento do peso, hipertensão arterial, elevando as chances de infarto, AVC, problemas renais e diabetes. O sódio tem efeito direto da pressão arterial, que, como o nome sugere, é o quadro que se caracteriza pela pressão elevada do sangue arterial pelo corpo. A alimentação rica em sódio, aliada a outros fatores, em médio prazo, pode levar ao desencadeamento da hipertensão arterial. O consumo regular de alimentos ricos em gordura é um fator de risco para o desenvolvimento de aterosclerose, que é a deposição de placas de gordura no lúmen das artérias, o que prejudica o fluxo sanguíneo e pode causar, inclusive, a obstrução total do vaso sanguíneo.

(C) 1 – Veia cava inferior: pobre em oxigênio (venoso); (tecidos ao coração) 2 – Veia cava superior: pobre em oxigênio (venoso); (tecidos ao coração) 3 – Artéria pulmonar: pobre em oxigênio (venoso); (coração ao pulmão) 4 – Artéria aorta: sangue rico em oxigênio (arterial);
(sangue aos tecidos) 5 – Veias pulmonares: sangue rico em oxigênio (arterial); (pulmão ao coração)




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem USF - Geada
    por estudante420 » » em Geografia Física
    0 Respostas
    1069 Exibições
    Última msg por estudante420
  • Nova mensagem Escola naval - 2016 - prepositions
    por JohnnyEN » » em Gramática
    1 Respostas
    1480 Exibições
    Última msg por Fibonacci13
  • Nova mensagem (AFA-2016)-Magnetismo
    por ASPIRADEDEU » » em IME/ITA
    2 Respostas
    1425 Exibições
    Última msg por ASPIRADEDEU
  • Nova mensagem (Escola naval - 2016) Funções
    por JohnnyEN » » em IME / ITA
    3 Respostas
    1989 Exibições
    Última msg por FelipeMartin
  • Nova mensagem (Escola naval - 2016) Plano R3
    por JohnnyEN » » em IME / ITA
    6 Respostas
    1801 Exibições
    Última msg por JohnnyEN

Voltar para “Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia”