Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia(IF-SC) Peixes Ósseos

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Protágoras
Pleno
Mensagens: 70
Registrado em: Qua 29 Abr, 2020 14:10
Última visita: 30-01-21
Jun 2020 24 08:27

(IF-SC) Peixes Ósseos

Mensagem não lida por Protágoras »

Peixes e outros seres aquáticos são uma importante fonte proteica. No Brasil, as tilápias são os peixes mais produzidos comercialmente, estima-se que se produzam mais de 200 mil toneladas por ano. As tilápias, são tradicionalmente classificadas em peixes ósseos (Osteichthyes). Com relação às características dos peixes ósseos leia as afirmações abaixo.

I. A excreção é realizada por rins mesonéfricos; o principal produto da excreção nitrogenada das larvas é a ureia; nos adultos a ureia, a amônia e o magnésio.
II. A respiração é feita por um par de brânquias em arcos branquiais ósseos dentro de uma câmara comum em cada lado da faringe, cobertas por um opérculo.
III. O encéfalo possui lobos ópticos e cerebelo bem desenvolvido; possui 6 pares de nervos cranianos; olhos, narinas e ouvidos desenvolvidos, sem a presença da linha lateral.
IV. O coração tem 2 câmaras (1 aurículo, 1 ventrículo) com seio venoso e cone arterial, contendo apenas sangue arterial; 2 pares de arcos aórticos e os glóbulos vermelhos são anucleados e ovais.
V. A pele tem muitas glândulas mucosas, geralmente com escamas de origem mesodérmica, alguns sem escamas; nadadeiras medianas e pares presentes (com algumas exceções), sustentadas por raios cartilaginosos.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmações CORRETAS.
A)I, II, IV
B)II, V
C)II, III, IV
D)III, V
E)II, III, V
Resposta

B
Pessoal , já entendi a solução das outras, mas ainda não entendo porque a II está correta.
Ele fala:
A respiração é feita por um par de brânquias
Mas não são 4 pares?

Alguém poderia explicar?



Quem dá a medida do seu conhecimento é você mesmo!!!

Responder

Voltar para “Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia”