Fisiologia, Histologia, Embriologia e ZoologiaSecreções exócrinas e endócrinas Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
medamanda
sênior
Mensagens: 42
Registrado em: Seg 27 Abr, 2020 12:14
Última visita: 03-02-21
Mai 2020 07 08:39

Secreções exócrinas e endócrinas

Mensagem não lida por medamanda »

Em um exercício, essas duas acertivas são tidas como certas:
-A presença de alimento no estômago é estímulo para a liberação de gastrina, que age no próprio órgão estimulando a mobilidade e a liberação de secreções exócrinas.
-A secretina age no pâncreas estimulando a liberação de bicarbonato e enzimas e, no estômago, inibindo a liberação da secreção endócrina.

Afinal, o suco gástrico é uma secreção endócrina ou exócrina? Pelo meu ponto de vista, eu afirmaria ser endocrina por atuar no próprio estômago, mas não sei se posso considerar que o quimo carrega um pouco de suco gástrico pro duodeno, aí seria exocrina também.




Avatar do usuário
Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: Sex 15 Fev, 2019 21:59
Última visita: 28-11-21
Mai 2020 07 10:02

Re: Secreções exócrinas e endócrinas

Mensagem não lida por Planck »

Olá, medamanda.

Com as definições, fica mais fácil. Primeiro, glândulas endócrinas:
Glândula endócrina é uma glândula do sistema endócrino que secreta substâncias que são lançadas diretamente na corrente sanguínea, ao contrário das glândulas exócrinas.
Agora, glândulas exócrinas:
As glândulas exócrinas são órgãos que produzem secreções ou substâncias que elaboram para um sistema de condutos ou canais excretores que se abrem em superfície externa ou interna.
O suco gástrico é uma secreção exócrina.

Um exemplo excelente é o pâncreas, ele possui as duas funções. Como glândula exócrina, atua liberando o suco pancreático na cavidade estomacal. Como glândula endócrinas, atua liberando hormônios (insulina e glucagon) na corrente sanguínea.


Referências:

Glândula endócrina. Glândulas do corpo humano. Wikipédia. Disponível em: < https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Glândula_endócrina>. Acesso em 7 de Maio de 2020.

Última edição: Planck (Qui 07 Mai, 2020 10:05). Total de 1 vez.



Responder

Voltar para “Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia”