Fisiologia, Histologia, Embriologia e ZoologiaZoologia e Evolução Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: Sex 31 Jan, 2020 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Fev 2020 05 17:50

Zoologia e Evolução

Mensagem não lida por joãofw »

Essa questão está relacionada com o desenvolvimento do arquêntero? Não entendi ela .

No desenvolvimento dos organismos multicelulares, muito precocemente, são delineadas estruturas anatômicas básicas compartilhadas por quase todos os animais, entre as quais se identifica

a. as diferentes modalidades do plano de simetria bilateral do corpo.
b. o tubo digestório para disponibilizar nutrientes para o organismo.
c. as estruturas respiratórias em função da obtenção do oxigênio do ar.
d. as peças ósseas incipientes para a construção do endoesqueleto.
e. o precursor do sistema nervoso delineado como uma miniatura do sistema nervoso humano.
Resposta

b




Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Mai 2020 20 14:12

Re: Zoologia e Evolução

Mensagem não lida por Sypru »

Acredito que sim, estava relacionada com o arquêntero, mas não precisava necessariamente saber de todos os processos de desenvolvimento. Ao meu ver, é uma questão que se pode eliminar por lógica e analisando as características que todos os animais compartilham.

A - Nem todos os animaizinhos tem simetria bilateral (lembra-te das estrelas do mar);

B - Correto. Mesmo que primitivamente, todos os animais tem tudo digestório, mesmo os casos que eles só possuem um orifício.

C - Nem todos os animais possuem estruturas respiratórias, alguns fazem a troca gasosa diretamente com a/pela epiderme.

D - Nem todos os animais possuem peças ósseas. Lembre-se dos vermes. São animais e não possuem endosqueleto.

E - Bem, essa alternativa é bem absurda. Há diferentes tipos de sistemas nervosos, com diferentes formas, formatos, disposições. Como um percursor de algo seria parecido com o mais alto nível de evolução do mesmo? Absurdo...



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: Sex 31 Jan, 2020 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Mai 2020 20 14:41

Re: Zoologia e Evolução

Mensagem não lida por joãofw »

Magnífico sua resolução, Sypru. Mas até os poríferos apresentam tubo digestório? Pois eles são parazoários e não apresentam folhetos embrionários. Desse modo, não apresentaram a endoderme, a qual será a precursora do tubo digestório. O que você acha?



Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Mai 2020 20 14:47

Re: Zoologia e Evolução

Mensagem não lida por Sypru »

joãofw escreveu:
Qua 20 Mai, 2020 14:41
Desse modo, não apresentaram a endoderme, a qual será a precursora do tubo digestório
Tu tens toda razão. Eu quase diria que essa questão poderia ser anulado se não fosse pelo enunciado ter colocado "são delineadas estruturas anatômicas básicas compartilhadas por quase todos os animais", o que permitiria essa única exceção. Mas teu raciocínio está totalmente correto!


"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: Sex 31 Jan, 2020 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Mai 2020 20 18:39

Re: Zoologia e Evolução

Mensagem não lida por joãofw »

AHHhh é isso mesmo!!! Muito obrigado!




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia”