Fisiologia, Histologia, Embriologia e ZoologiaSistema Digestório Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
zwe
Elite
Mensagens: 186
Registrado em: Sex 20 Set, 2019 10:24
Última visita: 09-11-19
Out 2019 21 05:44

Sistema Digestório

Mensagem não lida por zwe »

Em um laboratório, existem três cães:

Cão A: teve seu nervo vago seccionado.

Cão B: teve seu esôfago seccionado e exteriorizado na pele do pescoço.

Cão C: normal.

Aos Três cães foram dados alguns pedaços de carne e, alguns minutos após, foram retiradas amostras de sangue. Essas amostras foram injetadas, cada uma delas, em outros três cães normais. Através de sondas de borrachas, coletou-se o suco gástrico desses três últimos cães. Espera-se que a produção de suco gástrico tenha aumentado naqueles que receberam amostras de sangue:

a) dos cães A e B.

b) dos cães A e C.

c) dos cães A, B e C.

d) dos cães B e C.

e) do cão C, somente.

Alguém poderia me explicar essa questão/ experimento ?!

Resposta

B




Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Out 2019 21 20:20

Re: Sistema Digestório

Mensagem não lida por Sypru »

Caramba, que experimento bizarro kkkkkkkkkkkkkkkkkk fiquei com medo até de responder. Explicar esse experimento é complicado. É preciso saber a função de cada nervo craniano e como age durante a estimulação simpática e parassimpática, sem ter o conhecimento prévio disso, é difícil responder por responder, mas vamos tentar outras formas de raciocinar essa questão:

O cão A teve o nervo vago (nervo craniano X) seccionado, logo, ele não pode estimular o sistema somático parassimpático encarregado de estimular a produção gástrica (o qual estimula bomba de prótons que ativará a coenzima pepsinogênio a ser transforma em pepsina e degradar proteínas a monômeros de aminoácidos), sendo assim, o sangue ficará "cheio" de proteínas.

O cão B não será capaz de ingerir a carne, já que não haverá como a carne chegar ao estômago se não há o escape pelo esôfago, logo, não haverá modificações em seu sangue.

O cão C irá digerir normalmente a carne e o sangue ficará rico em proteínas (porém, menos do que quando comparado ao cão A que não conseguiu digeri-las e transformá-las em aminoácidos).

Sendo assim, em cães normais, aquele que receber sangue rico em proteínas vai estimular o suco gástrico que, após várias etapas, aumentado produzirá pepsina e degradará essas proteínas, simplificadamente. Logo, quais são os cães que receberam sangue rico em proteína? Dos cães A e C.



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Autor do Tópico
zwe
Elite
Mensagens: 186
Registrado em: Sex 20 Set, 2019 10:24
Última visita: 09-11-19
Out 2019 22 10:15

Re: Sistema Digestório

Mensagem não lida por zwe »

Valeu pela explicação,Sypru.Experimento sinistro mesmo.....




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia”