Fisiologia, Histologia, Embriologia e ZoologiaSistema Endócrino Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
Holanda1427
1 - Trainee
Mensagens: 152
Registrado em: Sex 19 Abr, 2019 21:21
Última visita: 24-10-22
Set 2019 17 15:21

Sistema Endócrino

Mensagem não lida por Holanda1427 »

UPE 2011

O médico canadense Frederick Banting (1891-1941) juntamente com o fisiologista escocês John James Macleod (1876-1935) e com o norte-americano Charles Best (1899-1978), então estudante de medicina, realizaram uma série de experimentos q tuue mudaram a história da luta da humanidade contra uma doença que até hoje é alvo de grandes preocupações.
Basicamente, esses pesquisadores fecharam cirurgicamente o duto pancreático e observaram que, após algumas semanas, as células pancreáticas haviam desaparecido, restando, apenas, nesse órgão, as ilhotas de Langerhans.

O extrato dessas células foi, então, administrado a cães submetidos à remoção do pâncreas, o que resultou em uma sobrevida maior para esses animais.

Sobre o experimento desses pesquisadores, analise as afirmativas a seguir:



I. O extrato produzido pelos pesquisadores apresenta-se rico em Glucagon – hormônio regulador do metabolismo do açúcar e, por isso, foi capaz de diminuir o nível de glicose no sangue dos animais que tiveram o pâncreas retirado.

II. A retirada do pâncreas nos cães aumentou o nível de glicose nos músculos e no fígado dos animais, o qual só pode ser regularizado por meio do uso do extrato.

III. A remoção do pâncreas inviabiliza a vida do animal, uma vez que retira dele a capacidade de produzir insulina, o que só pôde ser sanado por meio do extrato.

IV. A ausência do pâncreas fez esses animais adquirirem um quadro característico de Diabetes, que foi tratado com o uso da insulina presente nas ilhotas.

Estão CORRETAS

a. I e II.
b. I e III.
c. I e IV.
d. II e IV.
e. III e IV.
Resposta

e
Eu gostaria de entender principalmente qual o extrato de células que a questão se refere se são as células pancreáticas que desapareceram ou as células das Ilhas de Langerhans, além de explicar com detalhes a questão para melhor entendimento, agradeço



Pulvis sumus

Avatar do usuário
Fotoeletrico
2 - Nerd
Mensagens: 133
Registrado em: Seg 21 Jan, 2019 17:17
Última visita: 07-03-23
Set 2019 19 10:35

Re: Sistema Endócrino

Mensagem não lida por Fotoeletrico »

Bora lá!!
O extrato é a produção das ilhotas de Langerhans, que produz insulina pelas células [tex3]\alpha [/tex3] e glucagon pelas células β, a primeira quebra a molécula de glicose para entrar na respiração celular e também pega glicose e converte em glicogênio para ser armazenada no fígado, o segundo, por sua vez, é o inverso da primeira.

Última edição: Fotoeletrico (Qui 19 Set, 2019 10:41). Total de 1 vez.


A person who never made a mistake, never tried anything new.
Viajante do espaço-tempo! :arrow:

Autor do Tópico
Holanda1427
1 - Trainee
Mensagens: 152
Registrado em: Sex 19 Abr, 2019 21:21
Última visita: 24-10-22
Set 2019 21 19:14

Re: Sistema Endócrino

Mensagem não lida por Holanda1427 »

Okay, muito obrigado pela explicação, mas você ainda poderia me ajudar em algumas coisas? Poderias de forma objetiva explicar por que o que está errado está errado e porque o que está certo está certo, eu ainda estou perdido


Pulvis sumus

Avatar do usuário
Júlia030412
sênior
Mensagens: 41
Registrado em: Seg 18 Mar, 2019 23:29
Última visita: 09-08-21
Ago 2021 06 20:15

Re: Sistema Endócrino

Mensagem não lida por Júlia030412 »

Holanda1427, vou tentar explicar o porquê do errado estar errado e do certo estar certo rsrs. Vamos lá:
I) Falsa. Lembre-se de que o Glucagon aumenta o nível de glicose no sangue, e não o contrário como diz a afirmativa.
II) Falsa. Como o pâncreas dos animais foi retirado, não há produção de insulina nem de glucacon, certo?! Com isso, a glicose proveniente dos carboidratos consumidos ficará na corrente sanguínea desses animais. Essa substância somente seria retirada do sangue e armazenada no fígado e nos músculos se houvesse insulina. Portanto, sem pâncreas [tex3]\rightarrow [/tex3] sem insulina [tex3]\rightarrow [/tex3] redução de glicose no fígado e nos músculos.
III) Verdadeira. Sem o pâncreas a produção de algumas substâncias como os hormônios insulina e glucagon é interrompida, o que prejudica seriamente a regulação do nível glicêmico nesses animais. Logo, a única alternativa viável é suprir a carência desses compostos de forma exógena, a exemplo do uso do extrato citado.
IV) Verdadeira. Como já explicado, a retirada do pâncreas interrompe a produção de insulina, resultando em um quadro de Diabetes, devido à alta taxa de glicose no sangue. O extrato das células das Ilhotas de Langerhans contém insulina, o que é capaz de reverter tal quadro clínico.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia”