Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia(Unb) Jejum Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
andrezza
Veterano
Mensagens: 342
Registrado em: Ter 16 Abr, 2019 11:04
Última visita: 24-09-22
Abr 2019 20 19:45

(Unb) Jejum

Mensagem não lida por andrezza »

O novo Código de Trânsito Brasileiro faz restrições ao consumo de bebidas alcoólicas por condutores de veículos. Se, no exame do bafômetro, o condutor de um veiculo automotor for flagrado com quantidade superior a 0,1 mg de álcool por litro de ar expelido, ele fica sujeito a penalidades. Entretanto, o resultado apontado pelo bafômetro pode não corresponder ao real estado de intoxicação do condutor do veículo, pois o princípio de funcionamento dos bafômetros fundamenta-se em reações químicas. Alguns compostos cetônicos, frequentemente encontrados no ar exalado por diabéticos, por exemplo, podem ser interpretados como concentrações elevadas de álcool pelo bafômetro.
Julgue:
1- A presença de corpos cetônicos no ar exalado por diabéticos
decorre de alterações no metabolismo energético dessas pessoas, semelhantes às que ocorrem em indivíduos não diabéticos
durante o jejum.
Resposta

Certo
Alguém poderia me ajudar a entender melhor esse item?




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Abr 2019 23 11:58

Re: (Unb) Jejum

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá. Eu não tenho muito conhecimento sobre a liberação de corpos cetônicos em diabéticos, mas com a ajuda do texto a gente consegue marcar a alternativa como verdadeira. Durante o jejum ocorre a gliconeogênese como forma de obtenção de glicose para o nosso organismo, sendo que durante esse processo ocorre a liberação de certos subprodutos que são os corpos cetônicos. Agora, segundo o texto, "alguns compostos cetônicos, frequentemente encontrados no ar exalado por diabéticos, por exemplo, podem ser interpretados como concentrações elevadas de álcool pelo bafômetro."

Caso você queira ler sobre o assunto, http://adm.online.unip.br/img_ead_dp/36255.PDF



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia”