Fisiologia, Histologia, Embriologia e ZoologiaSistema excretor Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Out 2018 21 21:01

Sistema excretor

Mensagem não lida por danimedrado »

Um médico recolheu e enviou a um laboratório, para exames, as amostras de urina de três pacientes. Depois de efetuadas as análises químicas, os resultados parciais obtidos foram os seguintes:

Amostra A: água, ureia, ácido úrico, cloreto de sódio, etc.
Amostra B: água, glicose, ureia, cloreto de sódio, etc.
Amostra C: água, ureia, albumina, cloreto de sódio, etc.

Com base nas substâncias referidas nessas amostras, o médico considerou duas delas como anormais, e conjecturou sobre as possíveis causas dessas anormalidades.

Assinale a alternativa que associa corretamente uma dessas amostras anormais com o provável local da alteração na função renal, responsável pela anormalidade.
Sem título.png
Sem título.png (47.04 KiB) Exibido 2184 vezes
Resposta

C
Alguém poderia me auxiliar nessa questão? Eu havia marcado letra D.




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Out 2018 21 21:58

Re: Sistema excretor

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá, danimedrado

Inicialmente, observe a seguinte imagem para revisar os principais processos que ocorrem em um néfron.

danimedrado_sistema excretor.jpg
danimedrado_sistema excretor.jpg (35.22 KiB) Exibido 2181 vezes

O sangue a ser filtrado chega ao rim pela artéria renal, que se ramifica muito no interior do órgão, originando grande número de pequenas artérias, denominadas arteríolas aferentes. Cada uma dessas arteríolas penetra na cápsula renal de um néfron, onde se ramifica formando um enovelado de capilares, o glomérulo renal. O sangue penetra nos capilares do glomérulo sob alta pressão o que força a saída de líquido sanguíneo para a cápsula renal. Esse líquido que extravasa do sangue, conhecido como filtrado glomerular, ou urina inicial, constitui-se de diversas moléculas de pequeno tamanho, tais como água, uréia, glicose, aminoácidos, sais etc., dissolvidas em água. O filtrado passa da cápsula para o túbulo renal, onde sua composição química ainda é semelhante à do plasma sanguíneo, com a diferença de que não possui células, nem proteínas e lipídios; estas duas últimas substâncias têm moléculas grandes e por isso incapazes de atravessar as paredes dos capilares glomerulares. Portanto, conclui-se que o local do distúrbio da amostra C está no glomérulo, pois permite a passagem de substâncias grandes (albumina, uma proteína) para o túbulo renal.

No decorrer do trajeto do filtrado glomerular através do túbulo contorcido proximal, ocorre reabsorção de grande parte das substâncias e da água que o constitui. Em condições normais, retornam ao sangue: toda a glicose, todos os aminoácidos, todas as vitaminas e grande parte dos sais, entre outras substâncias. No caso de alguma dessas substâncias estar em concentração anormalmente elevada no sangue, ou ocorrer algum problema de reabsorção, ela não é totalmente absorvida e parte é excretada na urina. É isso que acontece quando a pessoa é portadora de diabete melito; a alta concentração de glicose no sangue faz com que parte desse açúcar não seja reabsorvido pelo túbulo renal, por esse motivo o item D está incorreto, pois ocorre sim a passagem de glicose pelo glomérulo, mas deve ocorrer sua reabsorção no túbulo do néfron.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia”