Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia(UFPE – 2013) Fisiologia Humana-Sistema Cardiovascular Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
DarkKnight
Pleno
Mensagens: 54
Registrado em: Seg 04 Jul, 2016 22:09
Última visita: 09-01-21
Set 2018 27 10:39

(UFPE – 2013) Fisiologia Humana-Sistema Cardiovascular

Mensagem não lida por DarkKnight »

A circulação sanguínea obedece aos mesmos princípios físicos da movimentação de fluidos em tubos. Para garantir as necessidades do organismo, esse mecanismo tem que possuir algumas características essenciais. Considerando essas características, analise o que se afirma a seguir :

I – A movimentação do sangue ocorre principalmente pela diferença de pressão entre o sistema arterial e o venoso.
Resposta

Não entendi pq a assertiva é verdadeira,para mim a diferença de pressão sistólica e diastólica que é o principal motor de movimento do sangue ...

Última edição: MatheusBorges (Qui 27 Set, 2018 10:50). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
AlissonPA
iniciante
Mensagens: 6
Registrado em: Sáb 17 Nov, 2018 12:00
Última visita: 29-05-19
Nov 2018 17 12:54

Re: (UFPE – 2013) Fisiologia Humana-Sistema Cardiovascular

Mensagem não lida por AlissonPA »

Olá DarkKnight!

Então... A questão é mais complexa do que imaginamos, o que pode nos induzir a alguns tipos de erro. Vamos começar pelo enunciado: "A circulação sanguínea obedece aos mesmos princípios físicos da movimentação de fluidos em tubos", um dos princípios essenciais é que, para existir movimentação de fluído (fluxo) é necessário a existência de uma variação de pressão (a pressão funciona como uma força propulsora para o volume de sangue). Podemos observar isso pela fórmula: Q = ΔP/R; que nos diz que o fluxo é diretamente proporcional à variação de pressão e inversamente proporcional à resistência imposta por ela. Quando observamos a circulação sanguínea, notamos que o sangue flui do sistema arterial (partindo dos ventrículos) para o sistema venoso (por meio do qual, esse fluxo retorna ao coração). Nos baseando no princípio comentado anteriormente, já é possível concluir que é necessário a existência de uma diferença de pressão entre esses dois sistemas (arterial e venoso) - o que de fato ocorre, como podemos observar em gráficos relacionando pressão e percurso do sangue pelos sistemas arterial e venoso. Contudo, ao falar "ocorre principalmente", o enunciado pode nos induzir ao erro pois temos a tendência de relacionar com outros componentes do Sistema Cardiovascular mas, que no fundo, acabam mantendo essa diferença de pressão entre os sistemas (por exemplo, o débito cardíaco ou as propriedades relacionadas as características dos diferentes vasos).
Tudo bem, mas então qual seria o papel da pressão sistólica e diastólica? A pressão sistólica é a maior pressão exercida sobre o volume de sangue no sistema arterial (mais especificamente nas artérias de grande calibre) e é mantida praticamente pelo batimento cardíaco. Por sua vez, a pressão diastólica é a menor pressão sofrida pelo volume de sangue no sistema arterial. Como isso funciona? Com o batimento cardíaco, um volume de sangue é ejetado no sistema arterial, o que aumenta a pressão nesse sistema até atingir a pressão sistólica; mas, à medida que o sangue se movimenta para o sistema venoso, devido a diferença de pressão existente, o volume no sistema arterial diminui, diminuindo a pressão nesse sistema até atingir a pressão diastólica, quando o coração injeta novamente mais volume no sistema arterial. É importante lembrar que no dia-a-dia, quando falamos de pressão sistólica e diastólica estamos nos referindo, geralmente, apenas à pressão arterial, a qual sempre, em condições fisiológicas, é maior que a pressão do sistema venoso, permitindo que haja constantemente um fluxo de sangue em direção ao sistema venoso.



"Não esquecer que por enquanto é tempo de morangos..." (Clarice Lispector).

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia”