Página 1 de 1

Histologia

Enviado: Sáb 08 Set, 2018 16:47
por Maria12
(CESGRANRIO-RJ) A energia imediata que supre o processo de contração muscular é derivada de ligações ricas em energia provenientes de:
a) trifosfato de adenosina
b) creatina-fosfato
c) ácido fosfoenol pirúvico
d) difosfato de adenosina
e) glicogênio
Resposta

A
Off Topic
Gostaria de saber a razão de não ser a letra E, obrigada desde já.

Re: Histologia

Enviado: Sáb 08 Set, 2018 20:32
por MateusQqMD
No nosso organismo, as reações que representam a respiração celular, em que ocorre a degradação de moléculas orgânicas, são as responsáveis pela formação de moléculas de ATP. As ligações químicas entre entre os fosfatos do ATP são chamadas de ligações de alta energia e são elas as responsáveis pelo fornecimento de energia para trabalhos celulares, como a contração muscular, pois, quando essas ligações são quebradas, há uma liberação apreciável de energia.

O glicogênio é um polissacarídeo formado a partir de moléculas de glicose que possui função de reserva energética. A alternativa E é incorreta pois a quebra das ligações do glicogênio não são responsáveis pelo fornecimento imediato de energia, mas sim pelo fornecimento de glicose a partir da hidrólise do glicogênio, isto é, o glicogênio fornece a glicose necessária ao processo de respiração celular, mas a energia que supre o processo de contração muscular é derivada das ligações de alta energia do ATP.