Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia(UERJ 2016) Sistema cardiovascular Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: 02 Mar 2017, 12:08
Última visita: 10-09-19
Agradeceu: 152 vezes
Agradeceram: 12 vezes
Jul 2018 17 15:48

(UERJ 2016) Sistema cardiovascular

Mensagem não lida por danimedrado »

Observe as figuras a seguir, que relacionam pressão sanguínea e pressão osmótica em quatro diferentes condições ao longo da extensão de um vaso capilar. Na extremidade arterial (PA) do vaso capilar, a pressão sanguínea é maior que a pressão osmótica, e o líquido sai do interior do capilar para os tecidos, ocorrendo o fluxo oposto na extremidade venosa desse vaso, onde a pressão sanguínea venosa (PV) é menor que a osmótica.
q42.png
q42.png (38.07 KiB) Exibido 7000 vezes
Considere um quadro de desnutrição prolongada, em que um indivíduo apresenta baixa concentração de proteínas no sangue. A representação mais adequada da relação entre a pressão sanguínea e a osmótica ao longo do capilar desse indivíduo corresponde à figura de número:
a. I
b. II
c. III
d. IV
Resposta

D
Alguém poderia me auxiliar nesta questão? Não consegui resolvê-la.


Auto Excluído (ID:20809)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jul 2018 17 15:50

Re: (UERJ 2016) Sistema cardiovascular

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20809) »

Por ser uma questão recente, ela encontra-se resolvida no site da revista da UERJ, http://www.revista.vestibular.uerj.br/q ... estao=1865

Avatar do usuário

Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: 02 Mar 2017, 12:08
Última visita: 10-09-19
Agradeceu: 152 vezes
Agradeceram: 12 vezes
Jul 2018 18 18:40

Re: (UERJ 2016) Sistema cardiovascular

Mensagem não lida por danimedrado »

Spike, já havia visto esta resolução mas não consegui entendê-la. Entendo porque a pressão osmótica, nesse caso, fica abaixo do normal, mas não entendo como se correlaciona este valor com a pressão arterial. Você poderia me explicar?

Auto Excluído (ID:20809)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jul 2018 25 14:13

Re: (UERJ 2016) Sistema cardiovascular

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20809) »

Observe o seguinte trecho:
Quando queremos impedir que a osmose ocorra, temos que exercer uma pressão sobre o sistema no sentido inverso ao da osmose e de intensidade mínima igual à pressão que o solvente faz para atravessar a membrana semipermeável, isto é, a pressão que é preciso exercer sobre um sistema para impedir que a osmose ocorra espontaneamente é denominada pressão osmótica, [tex3]\pi[/tex3].
Um indivíduo que possui uma alimentação balanceada possui níveis suficientes de proteína no sangue para equilibrar a osmose em relação aos tecidos, em outras palavras, a concentração de proteína no sangue é semelhante a concentração de proteína nos tecidos e, portanto, os dois meios ficam isotônicos.

Porém, na situação descrita pela questão, que eu acredito que possa ser o caso de Kwashiorkor, há uma deficiência alimentar na obtenção de proteínas. Inicialmente, ocorrerá o consumo das proteínas presentes no sangue como fonte de aminoácidos e consequentemente um desequilíbrio osmótico, pois o sangue passará a ser hipotônico em relação aos tecidos. Assim, ocorrerá a passagem de água da solução menos concentrada(sangue) para a solução mais concentrada(tecidos). Isso está representado no gráfico IV, em que "o valor da pressão osmótica fica abaixo do considerado normal. Assim, a pressão arterial é maior do que a pressão osmótica em boa parte do vaso capilar, fazendo com que muito líquido saia do capilar em direção aos tecidos. Como a pressão osmótica está muito baixa, ela não consegue fazer o excesso de fluido retornar ao capilar. Essa situação está representada na figura IV: em boa parte do capilar, a pressão sanguínea é maior que a osmótica; apenas em um pequeno trecho, a pressão osmótica é mais elevada do que do que a pressão sanguínea."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia”