Página 1 de 1

Vasos sanguíneos

Enviado: Seg 16 Jul, 2018 14:46
por danimedrado
A figura esquematiza o sistema vascular humano.
20180716_144050.jpg
20180716_144050.jpg (60.67 KiB) Exibido 1409 vezes
Considerando-se aspectos morfofisiológicos do sistema circulatório do homem, a análise da ilustração permite afirmar:
01) O vaso indicado em 1 suporta grande pressão interna, consequente das contrações cardíacas.
02) A presença de válvulas, em 2, justifica o fluxo sanguíneo pulsátil nesse vaso.
03) A concentração de CO2 no sangue mantém-se estável em todo o percurso da rede vascular indicada em 3.
04) A ausência de uma camada muscular espessa explica a grande elasticidade da estrutura indicada em 5.
05) O sangue que flui em 5 apresenta grande concentração de oxigênio.
Resposta

01
Alguém poderia me auxiliar nesta questão?

Re: Vasos sanguíneos

Enviado: Dom 18 Nov, 2018 11:03
por AlissonPA
Olá danimedrado!

Bom, essa questão é muito interessante para treinarmos o acoplamento morfologia/histologia-função (ou seja, como o formato de uma estrutura pode determinar sua função). Observando o que as setas indicam notamos que o fluxo de sangue se propaga de 1 para o 5, logo temos que o número 1 é uma artéria (o que pode ser confirmado pela sua túnica médica muito espessa), e o número 5 é uma veia (túnica média mais fina). A partir disso, é provável que o 2 seja uma arteríola, o 3 o leito capilar e o 4 uma vênula. Após a interpretação da imagem, podemos analisar as alternativas.
A alternativa 2 erra ao afirmar que a estrutura 2 apresenta válvulas, o que ocorre apenas em veias. Além do mais, o fluxo pulsátil depende, além do ciclo cardíaco, da elasticidade das grandes artérias - não está presente emarteríolas -. Essa elasticidade permite que, quando o sangue é ejetado, esses vasos se distendam e, em seguida, se retraiam, impulsionando o fluxo de sangue.
No item 3 a questão peca por afirmar que a concentração de CO2 se mantém constante, visto que, ao longo do leito capilar ocorre as trocas de gases entre o sangue o tecido, o que é caracterizado pelo aumento da concentração de CO2 ao longo desse percurso.
Por sua vez o item 4 erra ao afirmar que a estrutura 5 apresenta grande elasticidade. A principal característica das veias é a complacência. Ao contrário das artérias que se distendem e, em seguida, se retraiem, as veias são facilmente distendidas acomodando o volume de sangue que recebe. Além do mais, por possuir pouca elasticidade não se retraem, armazenando grande parcela do volume sanguíneo.
O quinto item erra ao afirmar que o sangue seria rico em O2 - como vimos, essa estrutura é uma veia e, portanto, é rico de CO2.
Logo, a alternativa correta deve ser a 1, que afirma corretamente que o vaso 1 (artérias) suporta grande intensidade de pressão, o que de fato ocorre e depende, especialmente da sua túnica média mais espessa e rica em músculo liso.