Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia(UFPE) Fisiologia humana

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Jul 2018 16 14:02

(UFPE) Fisiologia humana

Mensagem não lida por danimedrado »

O desgaste do corpo humano em uma prova de ultramaratona no gelo da Antártica, a uma temperatura de -15 ºC, foi recentemente documentada na televisão. No ano de 2011, a prova teve um brasileiro como vencedor, cuja resistência física e psicológica foi superior à dos outros atletas. Na regulação fisiológica do corpo humano, a fim de protegê-lo contra a hipotermia, considere as seguintes situações:
00) Devido à economia de energia para o aquecimento corporal, ocorre maior eliminação de água através da urina; daí a necessidade de a hidratação ser elevada.
01) Ocorre aumento da glicogênese devido à atividade da insulina, de forma a resguardar as reservas energéticas e a garantir o aquecimento corporal.
02) Os calafrios no corpo geram calor, pois provocam contração dos músculos esqueléticos; este processo depende da presença de íons Ca2+ para manter a miosina e actina unidas.
03) O sangue oxigenado retorna ao coração pelas veias pulmonares, que o bombeia para a artéria aorta e daí para o resto do corpo, aquecendo os principais órgãos internos.
04) Devido ao maior consumo calórico do organismo, a disponibilidade de nutrientes para o cérebro diminui produzindo redução da capacidade mental.
Resposta

VFVVV
Alguém poderia me auxiliar nessa questão?




Avatar do usuário
VctMR
Elite
Mensagens: 181
Registrado em: Sex 11 Mai, 2018 21:54
Última visita: 23-08-21
Jul 2019 20 16:27

Re: (UFPE) Fisiologia humana

Mensagem não lida por VctMR »

danimedrado,
Em qual item você estaria em dúvida? :roll:
a 01) é falsa pois, para garantir o aquecimento corporal, as reservas energéticas são usadas e não resguardadas, ou seja, com ajuda do glucagon, há a quebra da glicose no sangue. Portanto, não há uma glicogênese com a insulina.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia”