Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia(UEM) Sistema circulatório Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Jul 2018 13 22:04

(UEM) Sistema circulatório

Mensagem não lida por danimedrado »

Sobre o sistema circulatório, é correto afirmar que:
01) as veias pulmonares transportam sangue pobre em oxigênio dos pulmões para o coração, e as artérias pulmonares conduzem sangue rico em oxigênio do coração para os pulmões.
02) a musculatura do ventrículo direito é mais desenvolvida do que a do ventrículo esquerdo, uma vez que o ventrículo direito bombeia sangue para todo o corpo.
04) a aterosclerose é uma doença que estreita e endurece as paredes das artérias, em função do depósito de placas de gordura, e leva à isquemia.
08) na circulação dupla, o sangue oxigenado retorna ao coração, sendo bombeado para os demais órgãos com uma pressão maior em relação à circulação simples.
16) em humanos, a frequência dos batimentos cardíacos é controlada inicialmente por uma região do coração denominada de marca-passo.
Resposta

28
Alguém poderia resolver esta questão pra mim, por favor?




Avatar do usuário
leomaxwell
3 - Destaque
Mensagens: 564
Registrado em: Ter 11 Jul, 2017 07:30
Última visita: 09-03-19
Jul 2018 14 10:21

Re: (UEM) Sistema circulatório

Mensagem não lida por leomaxwell »

Olá,

Acho que fica mais fácil vendo a figura:
Screenshot_2.png
Screenshot_2.png (241.58 KiB) Exibido 4328 vezes
01) Errada. É o contrário, na verdade. As veias pulmonares chegam no átrio esquerdo com sangue rico em O2 (vieram da hematose), enquanto as artérias pulmonares saem do ventrículo direito para o pulmão, carregando o CO2 pra ser eliminado.

02) Errado. O ventrículo esquerdo que é o responsável por bombear o sangue arterial para a aorta distribuir para o resto do corpo, enquanto o direito leva o sangue pro pulmão. Por isso a musculatura do lado esquerdo é mais desenvolvida (olha na figura).

04) Correto. A deposição de placas de gordura deixa o vaso sanguíneo mais estreito e enrijecido ('esclero', em grego, é 'duro') e isso pode levar à isquemia, que é a falta de irrigação no tecido (causa do infarto no miocardio)

08) Correto. Na circulação simples o sangue passa somente uma vez pelo coração quando está rico em CO2 (venoso), de onde vai para os pulmões e depois direto para o corpo, assim não há uma segunda bombeada de sangue como ocorre na circulação dupla (que é a dos seres humano, por exemplo)

16) Correto. A frequência dos batimentos é controlada pelo sistema nervoso, que manda informação por meio de impulsos elétricos para o coração (nó sino atrial ou nó atrioventricular) para uma região que pode ser chamada de marcapasso

SOMA = 04 + 08 + 16 = 28



All you touch and all you see is all your life will ever be...

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia”