Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia[CEDERJ] Sistema endócrino Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20876)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jun 2018 24 10:07

[CEDERJ] Sistema endócrino

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20876) »

Comparações entre causas e sintomas do diabetes mellitus e do diabetes insipidus podem revelar importantes diferenças e semelhanças entre ambos os tipos de diabetes. Uma semelhança particular está relacionada a
a) elevação no nível de glicose sanguínea (hiperglicemia).
b) reduzida secreção do hormônio antidiurético (ADH).
c) reduzida secreção ou ação do hormônio insulina.
d) elevada excreção de urina (poliúria).
Resposta

D. Fiquei entre ela e a A :roll:




Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20809)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jun 2018 24 10:23

Re: [CEDERJ] Sistema endócrino

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20809) »

A diabetes é caracterizada como uma doença que causa um aumento da concentração de glicose no sangue, as duas mais conhecidas são:

- mellitus: aumenta a quantidade de glicose no sangue, isto é, [tex3]\uparrow \frac{m}{v}[/tex3]

insipidus: diminui a quantidade de água no sangue, isto é, [tex3]\uparrow \frac{m}{v}[/tex3]


A alternativa E é a mais adequada.




Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20876)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jun 2018 24 10:26

Re: [CEDERJ] Sistema endócrino

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20876) »

Spike escreveu:
Dom 24 Jun, 2018 10:23
A diabetes é caracterizada como uma doença que causa um aumento da concentração de glicose no sangue, as duas mais conhecidas são:

- mellitus: aumenta a quantidade de glicose no sangue, isto é, [tex3]\uparrow \frac{m}{v}[/tex3]

insipidus: diminui a quantidade de água no sangue, isto é, [tex3]\uparrow \frac{m}{v}[/tex3]


A alternativa E é a mais adequada.
Letra E?



Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20809)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jun 2018 24 10:31

Re: [CEDERJ] Sistema endócrino

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20809) »

Eu escrevi errado, vi o último item e já coloquei E, quis dizer letra D.



Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20809)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jun 2018 24 11:08

Re: [CEDERJ] Sistema endócrino

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20809) »

Bart, lendo o item A novamente eu percebi que cometi um erro.

Na minha primeire leitura eu li "aumento da glicose no sangue", o que tornaria o item falso, pois o que caracteriza ambas as diabetes é o aumento da concentração, como já dito acima. Porém, o que o item afirma é: aumento do nível de glicose, é possível interpretar isso em termos de mg/dl. Ambas as alternativas, na minha opinião, são verdadeiras.



Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20876)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jun 2018 24 11:15

Re: [CEDERJ] Sistema endócrino

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20876) »

Spike escreveu:
Dom 24 Jun, 2018 11:08
Bart, lendo o item A novamente eu percebi que cometi um erro.

Na minha primeire leitura eu li "aumento da glicose no sangue", o que tornaria o item falso, pois o que caracteriza ambas as diabetes é o aumento da concentração, como já dito acima. Porém, o que o item afirma é: aumento do nível de glicose, é possível interpretar isso em termos de mg/dl. Ambas as alternativas, na minha opinião, são verdadeiras.
Por isso fiquei na duvida entre elas :cry: . Essa prova foi aplicada tem poucos dias, pois é desse ano.



Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20809)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jun 2018 24 11:20

Re: [CEDERJ] Sistema endócrino

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20809) »

Sugiro que você deixe a questão em aberto e aguarde o comentário de algum outro colega. Não consigo enxergar algo diferente do que nós já discutimos.



Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Jun 2018 24 17:15

Re: [CEDERJ] Sistema endócrino

Mensagem não lida por Brunoranery »

A hiperglicemia não é um sintoma da diabetes insipidus, mas a diurese intensa sim pela disfunção do ADH. São doenças bem diferentes que estão associadas à excreção de urina e não pelo açúcar no sangue. Logo a A está errada.
A questão rompe com aquele senso comum de associar a diabetes apenas com o açúcar, mas saiba que a insipidus pode ser gerada por problemas nas glândulas produtoras de ADH ou nos rins.
Última edição: Brunoranery (Dom 24 Jun, 2018 17:17). Total de 1 vez.


Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20876)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jun 2018 24 18:22

Re: [CEDERJ] Sistema endócrino

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20876) »

Brunoranery escreveu:
Dom 24 Jun, 2018 17:15
A hiperglicemia não é um sintoma da diabetes insipidus, mas a diurese intensa sim pela disfunção do ADH. São doenças bem diferentes que estão associadas à excreção de urina e não pelo açúcar no sangue. Logo a A está errada.
A questão rompe com aquele senso comum de associar a diabetes apenas com o açúcar, mas saiba que a insipidus pode ser gerada por problemas nas glândulas produtoras de ADH ou nos rins.
O que houve aqui foi uma confusão associando diab. tipo 2=insipidus, pois é na 1 e 2 que ocorre hiperglicemia e na insipidus não. Vlw.



Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20809)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Jun 2018 24 18:45

Re: [CEDERJ] Sistema endócrino

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20809) »

Obrigado pela correção Bruno!

Fiz uma interpretação errada da questão.Foi mal mostrar o caminho errado Bart

Última edição: Auto Excluído (ID:20809) (Dom 24 Jun, 2018 18:46). Total de 1 vez.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia”