Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia(UFCG-PB) Reprodução Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Jun 2018 10 15:41

(UFCG-PB) Reprodução

Mensagem não lida por danimedrado »

Para que ocorra a fecundação na espécie humana, os espermatozoides precisam transpor uma série de barreiras até que possam encontrar o ovócito e, por fim, fecundá-lo.
Em relação a esse processo, leia as alternativas e escolha a incorreta.
a) A quantidade de microtúbulos no flagelo e a produção de substâncias lubrificantes que facilitam o deslocamento dos espermatozoides são as principais condições para que um espermatozoide fecundo o ovócito.
b) A motilidade dos espermatozoides se dá graças aos movimentos dos flagelos e esse movimento ocorre utilizando a energia produzida a partir de reações metabólicas sediadas nas mitocôndrias.
c) No trajeto percorrido pelos espermatozoides rumo ao encontro com o ovócito, há fatores dificultantes, a exemplo do pH ácido e secreções mucosas da vagina.
d) As enzimas presentes no acrossomo do espermatozoide (ex. hialuronidase) são úteis na transposição da zona pelúcida que envolve e protege o ovócito.
e) Após a entrada do espermatozoide no ovócito, ocorre um bloqueio à poliespermia, onde mecanismos são desenvolvidos para impedir a entrada de outros espermatozoides.
Resposta

A
Alguém poderia me explicar por que a D está correta? Eu achava que as hialuronidases eram úteis na transposição da corona radiata, não da zona pelúcida.




Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Jun 2018 13 01:25

Re: (UFCG-PB) Reprodução

Mensagem não lida por Sypru »

Olá, eu acredito que a alternativa D está sendo bem abrangente. De fato, a transposição da corona radiata ocorre mediante à liberação de hialuronidase, porém, de certa forma, para transpor a zona pelúcida, é preciso transpor a região anteposta, talvez seja nesse sentido...



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia”