Fisiologia, Histologia, Embriologia e ZoologiaSistema nervoso Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Mai 2018 17 11:29

Sistema nervoso

Mensagem não lida por danimedrado »

Sensações de ansiedade fazem parte da experiência humana, mas a ansiedade excessiva, frequente ou inapropriada pode levar a doenças. Esse estado mental é acompanhado por respostas comportamentais e fisiológicas que incluem evitar situações temidas, manter-se em alerta e apresentam ativação dos sistema nervoso autônomo, responsável por funções automáticas, como respiração, circulação sanguínea e outras. Tais respostas visam a proteger o indivíduo do perigo. As respostas relacionadas à ansiedade têm sido descritas em humanos, em animais e fazem parte de um mecanismo universal e adaptação dos organismos a condições difíceis. É fácil imaginar como se reduziriam as chances de sobrevivência de uma presa que não tivesse medo de seu predador - um suricato não ter medo de uma águia aumentaria muito as chances de ele virar o jantar da águia. Ter ansiedade, portanto, é necessário e importante, mas até certo ponto.
Respostas orgânicas revelam a ação integradora do sistema nervoso, construída a partir da percepção de estímulos, envolvendo:
01) percepção do ambiente diretamente por meio de células sensoriais capazes de interpretar a informação captada do meio.
02) liberação de neurotransmissores ao nível das sinapses elétricas, durante e propagação do impulso nervoso.
03) revestimento mielínico ininterrupto ao longo do axônio como uma estratégia para retardar as ações reflexas.
04) mudanças de potencial elétrico da membrana plasmática dos neurônios, decorrentes de transporte iônico.
05) continuidade entre o citoplasma das terminações axônicas e dendríticas de neurônios sensitivos e motores adjacentes.
Resposta

Alternativa 04
Alguém poderia me auxiliar nessa questão? Eu não consegui entender qual a pergunta.




Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Jun 2018 01 15:53

Re: Sistema nervoso

Mensagem não lida por Sypru »

Olá, a pergunta da questão é, em simples análise: como funciona a percepção de estímulos?
A primeira proposição está errada, pois as células sensoriais nervosas não interpreta a informação captada do meio (uma prova disso é quando recebemos toque de alguém e nosso reflexo pode de alguma forma reagir são prevista, logo, não há interpretação e sim reação);
A segunda está errada pois os neurotransmissores desencadeiam a reação, não estando, portanto, presentes atuantes na propagação já iniciada.
A terceira, basta notar a presença da palavra "retardar" para desqualificá-la, porém, é válido também ressaltar que o revestimento mielínico não é "ininterrupto" ao longo do oxônio: suas terminações não são revestidas.
A quarta, correta, fala-se, basicamente, da bomba de sódio e potássio.
A quinta, há uma irregularidade: não é uma continuidade entre esses dois; eles realizam funções diferentes, além disso, não há, de fato, uma continuidade entre os citoplasmas e sim uma região de muita proximidade onde ocorre as sinapses. Vale-se lembrar que os neurônios sensitivos são aqueles responsáveis pelas sensações de calor, frio, etc, e os motores, encarregados de reagir a um impulso, reflexo.



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia”