Fisiologia, Histologia, Embriologia e ZoologiaTecido nervoso Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Mai 2018 04 15:51

Tecido nervoso

Mensagem não lida por danimedrado »

A respeito do tecido nervoso, encontre a alternativa INCORRETA:

a. Em lesões medulares, regiões do corpo podem deixar de receber estímulo elétrico pelo sistema nervoso central.
b. O sistema nervoso ganglionar é apresentado desde alguns vermes, como platelmintos, e os gânglios representam a organização periférica do sistema nervoso.
c. Ao se queimar com fogo, nosso corpo encaminha a informação primeiramente para o sistema nervoso periférico e depois para o sistema nervoso central.
d. Apresar de representar o sistema nervoso periférico, tumores na região do encéfalo podem ser bastante graves ao organismo.
e. O tecido nervoso é composto por glia e neurônios, sendo os últimos, os responsáveis pelo envio de informação.
Resposta

Letra D
Alguém poderia me dizer por que a B é verdadeira? Gânglios são a mesma coisa que nervos? Achei que gânglios eram linfonodos.




Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Mai 2018 09 18:47

Re: Tecido nervoso

Mensagem não lida por Sypru »

Olá. A letra B está correta, pois, gânglios são aglomerados de neurônios que, dentre as diversas funções, são responsáveis pelas interligação do sistema periféricos ao central e as respostas do sistema autônomo. É uma das formas mais rudimentares de apresentar o sistema nervoso, estando, portanto, presente desde os mais baixos níveis dos animais.
Tu entendeste o porquê da proposição da alternativa d estava errada? O encéfalo faz parte do sistema nervoso central. Muitas vezes, deve-se guiar, durante a resolução de uma questão, pela resposta "mais certa", há muitos vícios no aprendizado, o que pode levar a erros na hora de responder, como, por exemplo, confundir os gânglios nervosos com os gânglios do sistema linfático.

Última edição: Sypru (Qua 09 Mai, 2018 18:48). Total de 1 vez.


"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia”