Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia(PUC-CAMP 2000) Tecido muscular Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Abr 2018 30 11:18

(PUC-CAMP 2000) Tecido muscular

Mensagem não lida por danimedrado »

As várias partes do corpo divergem quanto às necessidades dos tipos de músculos que utilizam. Por exemplo, o tipo de músculo
requisitado por um jogador de tênis para correr e bater na bola com força e precisão não é o mesmo tipo usado para movimentar a
comida ao longo do trato digestório, para que o alimento possa ser digerido.

Os dois tipos de músculos anteriormente mencionados diferem em várias características, mas assemelham-se por possuírem

a. miofibrilas.
b. células mononucleadas.
c. estrias transversais.
d. fibras plurinucleadas
e. sarcolema.
Resposta

Letra A
Alguém poderia me dizer o erro da E?




Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Abr 2018 30 11:32

Re: (PUC-CAMP 2000) Tecido muscular

Mensagem não lida por Sypru »

Olá, existe diversos tipos de músculos. Os músculos dos órgãos, exceto do sistema cardiovascular, se configuram como sendo músculos lisos, já o músculo do coração é classificado como músculo estriado cardíacos, por fim, tem-se os músculos estriados esqueléticos, que são os primeiros a serem citados no texto.
Há uma enorme diferença, tanto anatômica como funcional, dos músculos esqueléticos e dos músculos lisos, porém, há algumas semelhanças em sua composição, uma delas, é a presença de miofibrila (acho que tu confundiste as miofibrilas com a miosina que compõe a sarcolema xD). A sarcolema ou sarcômero só existe nos músculos estriados ^.^.

Outros erros nas alternativas: o músculo liso é formado por células mononucleadas e sem estrias transversais, diferente da musculatura esquelética, composta por células plurinucleadas, com estrias transversais.



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Mai 2018 14 16:37

Re: (PUC-CAMP 2000) Tecido muscular

Mensagem não lida por danimedrado »

Oi, Sypru!
Pelo que eu havia estudado, o sarcolema é a membrana plasmática das células da membrana muscular, e não o sarcômero.
Estou errada?



Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Mai 2018 16 19:25

Re: (PUC-CAMP 2000) Tecido muscular

Mensagem não lida por Sypru »

danimedrado escreveu:
Seg 14 Mai, 2018 16:37
Oi, Sypru!
Pelo que eu havia estudado, o sarcolema é a membrana plasmática das células da membrana muscular, e não o sarcômero.
Estou errada?
Olá, acredito que devo sim eu ter errado ao dizer que o sarcômero e o sacorlema são a mesma coisa xD. Pois então, peço para que desconsidere os sarcolema dito no final e que corrija-me no trecho "miosina que compõe o sarcômero". Pois então, a sarcolema está presente, também, no revestimento das fibras musculares esqueléticas (ele compreende todo o trecho que se estende), porém, pode-se inclui-lá, no geral, existente em todo músculo estriado.


"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Mai 2018 17 21:02

Re: (PUC-CAMP 2000) Tecido muscular

Mensagem não lida por danimedrado »

Podemos incluí-la também presente nos músculos lisos? Queria saber por que a alternativa E não está correta.



Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Mai 2018 17 21:05

Re: (PUC-CAMP 2000) Tecido muscular

Mensagem não lida por Sypru »

danimedrado escreveu:
Qui 17 Mai, 2018 21:02
Podemos incluí-la também presente nos músculos lisos? Queria saber por que a alternativa E não está correta.
Olá, não podemos. Somente nos músculos cardíacos e esqueléticos (ambos estriados), há ainda professores e pesquisadores que dizem que apenas o músculo esquelético possui a sarcolema, porém, ainda é um impasse entre a comunidade. De todas as formas, a musculatura lisa não é incluída.

Última edição: Sypru (Qui 17 Mai, 2018 21:06). Total de 1 vez.


"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia”