Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Fisiologia, Histologia, Embriologia e ZoologiaSistema endócrino - Pâncreas Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: 02 Mar 2017, 12:08
Última visita: 10-09-19
Agradeceu: 152 vezes
Agradeceram: 12 vezes
Abr 2018 16 09:59

Sistema endócrino - Pâncreas

Mensagem não lida por danimedrado »

O progresso tecnológico tem contribuído muito para o desenvolvimento das ciências biomédicas. Nos últimos anos, a medicina contou com grandes descobertas que vêm auxiliando no diagnóstico e no tratamento de algumas doenças.
Entre as grandes descobertas médicas dos últimos anos, é possível citar a recuperação dos tecidos com células-tronco, o conhecimento dos marcadores genéticos da esquizofrenia, uma possível cura para o diabetes, o avanço no monitoramento do sistema cardiovascular, o tratamento direcionado ao câncer e a utilização de robôs em cirurgias.
(GALVÃO. 2009, p. 48-51)
Utilizando os conhecimentos sobre mecanismos fisiológicos relacionados com a regulação da taxa de açúcar no sangue e a ocorrência de diabetes, é correto afirmar:
01) A produção do peptídeo por ribossomos e a sua passagem pelo retículo endoplasmático e pelo aparelho de Golgi são eventos que antecedem a liberação da insulina no sangue.
02) O glucagon atua reduzindo a concentração de glicose no sangue, portanto tem papel fundamental no controle do Diabetes mellitus.
03) O glucagon é um hormônio produzido pelo retículo endoplasmático liso que, antes de ser liberado no sangue, passa por modificações no aparelho de Golgi.
04) A insulina exógena auxilia no tratamento do Diabetes mellitus por estimular a formação de glicogênio em diversas células do organismo, reduzindo assim os níveis de açúcar no sangue.
05) O principal sintoma do Diabetes mellitus é a anemia que se desenvolve como consequência da ausência de glicose intracelular.
Resposta

Alternativa 1
Alguém poderia me auxiliar nessa questão? Eu havia marcado a 4.

Avatar do usuário

Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: 28 Jun 2017, 15:01
Última visita: 25-04-21
Agradeceu: 161 vezes
Agradeceram: 794 vezes
Abr 2018 16 10:19

Re: Sistema endócrino - Pâncreas

Mensagem não lida por Brunoranery »

1) Primeiro você tem a produção das proteínas (peptídeo) nos ribossomos associados ao retículo endoplasmático rugoso, depois você tem a preparação deles para a exocitose no complexo de Golgi, para que sejam devidamente encapsulados e enviados para a membrana plasmática. Depois disso, você tem a liberação do hormônio, que já é a saída da proteína da célula. A ordem está correta.

4) Não vai estimular a formação do glicogênio em diversas células do organismo, mas em hepatócitos, que são as células do fígado, que é especializado em realizar essa conversão de glicose para glicogênio, diminuindo a taxa glicêmica.

Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia”