Fisiologia, Histologia, Embriologia e ZoologiaSistema endócrino - Pâncreas Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Abr 2018 16 09:59

Sistema endócrino - Pâncreas

Mensagem não lida por danimedrado »

O progresso tecnológico tem contribuído muito para o desenvolvimento das ciências biomédicas. Nos últimos anos, a medicina contou com grandes descobertas que vêm auxiliando no diagnóstico e no tratamento de algumas doenças.
Entre as grandes descobertas médicas dos últimos anos, é possível citar a recuperação dos tecidos com células-tronco, o conhecimento dos marcadores genéticos da esquizofrenia, uma possível cura para o diabetes, o avanço no monitoramento do sistema cardiovascular, o tratamento direcionado ao câncer e a utilização de robôs em cirurgias.
(GALVÃO. 2009, p. 48-51)
Utilizando os conhecimentos sobre mecanismos fisiológicos relacionados com a regulação da taxa de açúcar no sangue e a ocorrência de diabetes, é correto afirmar:
01) A produção do peptídeo por ribossomos e a sua passagem pelo retículo endoplasmático e pelo aparelho de Golgi são eventos que antecedem a liberação da insulina no sangue.
02) O glucagon atua reduzindo a concentração de glicose no sangue, portanto tem papel fundamental no controle do Diabetes mellitus.
03) O glucagon é um hormônio produzido pelo retículo endoplasmático liso que, antes de ser liberado no sangue, passa por modificações no aparelho de Golgi.
04) A insulina exógena auxilia no tratamento do Diabetes mellitus por estimular a formação de glicogênio em diversas células do organismo, reduzindo assim os níveis de açúcar no sangue.
05) O principal sintoma do Diabetes mellitus é a anemia que se desenvolve como consequência da ausência de glicose intracelular.
Resposta

Alternativa 1
Alguém poderia me auxiliar nessa questão? Eu havia marcado a 4.




Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Abr 2018 16 10:19

Re: Sistema endócrino - Pâncreas

Mensagem não lida por Brunoranery »

1) Primeiro você tem a produção das proteínas (peptídeo) nos ribossomos associados ao retículo endoplasmático rugoso, depois você tem a preparação deles para a exocitose no complexo de Golgi, para que sejam devidamente encapsulados e enviados para a membrana plasmática. Depois disso, você tem a liberação do hormônio, que já é a saída da proteína da célula. A ordem está correta.

4) Não vai estimular a formação do glicogênio em diversas células do organismo, mas em hepatócitos, que são as células do fígado, que é especializado em realizar essa conversão de glicose para glicogênio, diminuindo a taxa glicêmica.



Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia”