Fisiologia, Histologia, Embriologia e ZoologiaSangue em situação de estresse hídrico Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Jan 2018 05 10:37

Sangue em situação de estresse hídrico

Mensagem não lida por Brunoranery »

Gostaria de saber o porquê disso ocorrer, de acordo com essa afirmação. Gostaria de entender levando em conta desde a atuação do ADH e da aldosterona até o transporte osmótico célula-plasma.

Afirmação:
"Muitos dias sem água fazem com que as células murchem, e o sangue torne-se viscoso."



Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Abr 2018 25 17:46

Re: Sangue em situação de estresse hídrico

Mensagem não lida por Sypru »

Bom, é tudo um "efeito em cadeia e cíclico". Ao ficar muitos dias sem consumir água, o nível de sódio em circulação no sangue fica mais concentrado, o que desativa a ação da aldosterona (ela é ativada quando níveis do sódio estão baixos). Quando o íon sódio não é diluído pela água, pelo efeito osmótico, isto é, pela passagem de água do ambiente menos concentrado para o mais concentrado, fará com que a célula perca volume (murche). Com o aumento de água e, consequentemente, volume sanguíneo, para que seja possível a circulação do sangue e controle da pressão arterial, é necessário que aja uma maior eliminação de água, que é feito a partir do abaixamento do nível de ADH, controlando o volume sanguíneo, deixando-o mais viscoso.



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Abr 2018 26 08:32

Re: Sangue em situação de estresse hídrico

Mensagem não lida por Brunoranery »

Sypru escreveu:
Qua 25 Abr, 2018 17:46
Bom, é tudo um "efeito em cadeia e cíclico". Ao ficar muitos dias sem consumir água, o nível de sódio em circulação no sangue fica mais concentrado, o que desativa a ação da aldosterona (ela é ativada quando níveis do sódio estão baixos). Quando o íon sódio não é diluído pela água, pelo efeito osmótico, isto é, pela passagem de água do ambiente menos concentrado para o mais concentrado, fará com que a célula perca volume (murche). Com o aumento de água e, consequentemente, volume sanguíneo, para que seja possível a circulação do sangue e controle da pressão arterial, é necessário que aja uma maior eliminação de água, que é feito a partir do abaixamento do nível de ADH, controlando o volume sanguíneo, deixando-o mais viscoso.
Sensacional, obrigado!



Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia”