Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia(Famema-2017) Aumento da pressão na artéria renal

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Dez 2017 07 12:23

(Famema-2017) Aumento da pressão na artéria renal

Mensagem não lida por Liliana »

A figura ilustra os rins humanos e seus principais vasos sanguíneos. As artérias renais levam sangue aos rins e as veias
renais conduzem o sangue dos rins ao coração.
rim.JPG
rim.JPG (11.46 KiB) Exibido 6938 vezes
Caso haja aumento da pressão sanguínea na artéria renal durante um período de 4 horas, o que ocorrerá com o volume de
urina produzido pelo organismo? Justifique sua resposta com base na atividade que ocorre no interior do nefro.

Resposta esperada: O volume da urina vai aumentar (1 ponto), pois haverá maior filtração glomerular e consequentemente haverá muito filtrado glomerular. O nefro não consegue reabsorver muita água desse filtrado e um grande volume dela é eliminado nos túbulos néfricos (1 ponto).
Não foi aceito, na segunda parte da resposta, a falta de um termo referente a reduzida / menor / pouca / ineficiente / não suficiente reabsorção de água / líquido / fluído / substâncias e compostos.

A primeira parte da resposta tá ok, eu entendi. Mas não entendi essa segunda parte, e a necessidade de colocar um termo referente a reduzida/ menor/ pouca....
Vou por partes:
1) pois haverá maior filtração glomerular e consequentemente haverá muito filtrado glomerular (OK)
2) O nefro não consegue reabsorver muita água desse filtrado e um grande volume dela é eliminado nos túbulos néfricos- a dúvida está aqui. A função do nefro não é justamente a de absorver a água do organismo, pra "fazer" a urina? Então por que fala que ele não consegue reabsorver água desse filtrado, sendo que a função é absorver, passando pelos túbulos, alça de henle e tubo coletor, pra eliminar essa urina?? Por que falando em reabsorver, dá e entender que é a reabsorção pra voltar para a circulação sanguínea

Última edição: Liliana (Qui 07 Dez, 2017 12:24). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Abr 2018 27 00:57

Re: (Famema-2017) Aumento da pressão na artéria renal

Mensagem não lida por Sypru »

Olá, acredito que o que falta na segunda parte da resposta esperada é falar sobre o hormônio ADH que atua absorvendo a água. É preciso que haja o aumento do hormônio de hipófise, o que resultará em uma maior absorção, caso contrário, com um baixo nível, ou até menos um nível normal nessa situação, desse hormônio atuante, será ineficiente a reabsorção da água, eliminando um grande volume de urina pouco viscosa.



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia”