Fisiologia, Histologia, Embriologia e ZoologiaAmorfa e transporte passivo

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Out 2017 27 23:23

Re: Amorfa e transporte passivo

Mensagem não lida por Brunoranery »

Olha, entendo seu posicionamento, entramos até em osmoscopia agora rs.
O que quero dizer é que enquanto você tem a Bomba de Sódio e Potássio atuando contra o equilíbrio isotônico, há também um processo de osmose a favor desse equilíbrio. Tudo busca se equilibrar, portanto o corpo sempre procura a isotonia, mas nem sempre isso ocorre. Então, o processo de transporte passivo contribui para isso. Quanto ao fato de seu livro dizer "a célula não ganha nem perde água", acredito que ele tenha se referido ao saldo, ou seja, você não tem células mudando seu volume significativamente, mas a osmose ocorre.
O que eu quis dizer com "é difícil alcançar a isostonia" é que os processos são contínuos, portanto, você sempre vai ter uma concentração diferente da outra e terá novamente a atuação dos mecanismos de transporte. Em prática, você tem uma alteração no estado de concentração da célula e do plasma sanguíneo direto.
Não precisamos ter um curso de biologia ou medicina para saber que as coisas variam, que a concentração dentro de uma célula não é exatamente igual a do sangue. Então, eu não diria que as células se encontram em isostonia, mas diria que elas procuram a isotonia. Se tivessem então, não havia transportes pela membrana plasmática. Não haveria aquela despolarização/repolarização dos neurônios que usam a bomba de sódio e potássio, pois como sabemos, eles rompem esse equilíbrio, pois gera uma passagem de solutos não espontânea.

Última edição: Brunoranery (Sex 27 Out, 2017 23:24). Total de 1 vez.


Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
MatheusBorges
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2047
Registrado em: Dom 16 Jul, 2017 10:25
Última visita: 18-01-24
Out 2017 27 23:44

Re: Amorfa e transporte passivo

Mensagem não lida por MatheusBorges »

Depende, se o livro diz, são iguais é bem diferente de buscam a igualdade, o '"buscam", abre um mar de possibilidades como você mostrou com argumentos, por isso fiz a pergunta, esperando algo que agregasse, por que é melhor introjetar o conhecimento do que o famoso decorérba, muito obrigado pela ajuda, você será um grande médico, tem um bom coração, abraço!



A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-Mahatma Gandhi

Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Out 2017 28 08:25

Re: Amorfa e transporte passivo

Mensagem não lida por Brunoranery »

Eu que agradeço. Ajudar-te me fez pensar mais do que o comum. Eu não uso um livro como referência, mas toda uma trajetória de estudos sabe? Então não sei pontuar exatamente de onde tirei tais conhecimentos como fizeste com os trechos do Amabis. De certa forma, estudar é isso, prolongamos muito esse tópico, mas aqui, antes de mais nada, é um espaço para de discussões. Eu aprendo ensinando e a divergência de pensamentos ensina mais do que quando há um fácil consenso. Nisso era baseado o método Socrático. Enfim, bons estudos!

Última edição: Brunoranery (Sáb 28 Out, 2017 08:37). Total de 2 vezes.


Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia”