Fisiologia, Histologia, Embriologia e ZoologiaJunções Adesivas Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
MatheusBorges
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2047
Registrado em: Dom 16 Jul, 2017 10:25
Última visita: 05-04-24
Set 2017 27 08:59

Junções Adesivas

Mensagem não lida por MatheusBorges »

Pessoal o que é a região '"apical" de uma célula?

No meu livro Amabis ele diz as junções adesivas circumdam toda a porção apical das células epiteliais, pela internet encontrei dois sites só que falavam com conceitos diferentes ainda. :(



A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-Mahatma Gandhi

Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Set 2017 27 09:12

Re: Junções Adesivas

Mensagem não lida por Brunoranery »

Bem, entendo, etimologicamente, que apical é a parte superior, o ápice. No entanto, nesse caso, trata-se da região superficial da célula. Tendo em vista que as junções adesivas precisam ficar na parte externa para que possam se conectar a outras células, o apical nesse sentido leva em conta a "superfície".

Um exemplo é dizer: o glicocálix fica na zona apical da célula. Se você levar em conta as estratificações da célula como referencial, verás o porquê do nome apical.



Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
MatheusBorges
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2047
Registrado em: Dom 16 Jul, 2017 10:25
Última visita: 05-04-24
Set 2017 27 10:00

Re: Junções Adesivas

Mensagem não lida por MatheusBorges »

images.jpg
images.jpg (24.04 KiB) Exibido 1839 vezes

Bruno perdoe minha enorme ignorância, nessa imagem a zonal apical não está na mesmo local que junção adesiva, poderia me explicar de outro modo.
Não compreendi.

No livro diz que as junções adesivas circundam toda a porção apical das células epiteliais, na imagem intui que as junções adesivas estão na parte superior também pois circundam toda a porção apical, mas e as microvilosidades, são circundadas por essas junções?


A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-Mahatma Gandhi

Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Set 2017 27 13:07

Re: Junções Adesivas

Mensagem não lida por Brunoranery »

MafIl10 escreveu:
Qua 27 Set, 2017 10:00
images.jpg


Bruno perdoe minha enorme ignorância, nessa imagem a zonal apical não está na mesmo local que junção adesiva, poderia me explicar de outro modo.
Não compreendi.

No livro diz que as junções adesivas circundam toda a porção apical das células epiteliais, na imagem intui que as junções adesivas estão na parte superior também pois circundam toda a porção apical, mas e as microvilosidades, são circundadas por essas junções?
MafIl, na imagem, vendo pelas especializações da membrana, percebe-se que se trata de duas células em comunicação. A célula é um componente amorfo, não tem suas dimensões e seu formato determinado na maioria das vezes. Quero dizer que provavelmente seu livro falou sobre a superfície celular. Olhando essa imagem, vemos que a junção aderente e a comunicante são localizadas à direita da célula, na parte mais externa para realizar a adesão intercelular. Observando esse lado direito como uma superfície celular e ignorando a célula da direita, vemos que ele está superficialmente na célula. Eu diria que seu livro quer dizer isso, que essas junções circundam a superfície celular. Essa imagem não é do seu livro, certo? Talvez esteja juntando dois materiais com literaturas distintas. Aliás trata-se de uma célula de absorção, ele só quer mostrar que na superfície apical há microvilosidades para absorção.
O que temos que ter cuidado é saber quando estão falando de uma estrutura, por exemplo nas plantas: Zona Apical, ou quando estão falando de uma localização: Ápice da planta.

Bem, para Sócrates, sábio é quem reconhece sua própria ignorância, se diz-se ignorante, és um sábio por querer aprender. Um pouquinho de Filosofia para alegrar seu dia :mrgreen:



Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Responder

Voltar para “Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia”