Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia(UFMG) Objetivo do procedimento clínico Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Ago 2017 18 17:13

(UFMG) Objetivo do procedimento clínico

Mensagem não lida por Liliana »

Observe este esquema, em que está representado um procedimento clínico:
111.JPG
111.JPG (11.59 KiB) Exibido 6803 vezes
É INCORRETO afirmar que esse procedimento possibilita a:
a) redução de ureia presente no sangue periférico.
b) remoção de água do plasma sanguíneo.
c) retirada de proteínas do sangue periférico.
d) simulação de funcionamento do néfron.

(??)




Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Ago 2017 18 19:34

Re: (UFMG) Objetivo do procedimento clínico

Mensagem não lida por Brunoranery »

Boa noite!
Os coágulos são envolvidos por uma rede de fibrina, proteínas as quais participam da formação do coágulo. Se repararmos ali em cima, ele colocou heparina no fluxo que está indo até o sangue. Trata-se de um paciente com coágulo que está tomando anticoagulante (heparina) e fazendo a retirada de proteínas do sangue, pelo menos, eu acredito que seja.



Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Ago 2017 18 20:34

Re: (UFMG) Objetivo do procedimento clínico

Mensagem não lida por Liliana »

Mas então, se está fazendo a retirada das proteínas periféricas, a letra c) está correta, e o exercício pede a incorreta.
Eu pensei que fosse a b), por que, como que se retira o plasma do sangue?? :| O plasma e os elementos figurados estão "misturados", sendo que só são separados em centrífuga, como que uma agulha tiraria?



Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Ago 2017 18 20:41

Re: (UFMG) Objetivo do procedimento clínico

Mensagem não lida por Brunoranery »

Ah, certo, dei uma viajada. Agora sim, vamos lá: nossos rins não excretam proteínas, pois elas não passam para os glomérulos por serem macromoléculas. A hemodiálise, representada na imagem, tem o papel de substituir a função dos rins. Se os rins não retiram as proteínas, a hemodiálise também não o fará, pois para isso nós temos a quebra das proteínas para a produção de subprodutos nitrogenados.
Tanto que, se encontrar proteínas na urina e dependendo do índice, é motivo de muita preocupação. Desculpe-me, olhei para a heparina e viajei. Essa heparina deve ser para o processo de Hemodiálise não criar coágulos sanguíneos.


Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Ago 2017 18 20:44

Re: (UFMG) Objetivo do procedimento clínico

Mensagem não lida por Brunoranery »

Ah, quanto à eliminação da água, é só lembrar que nos rins ela também ocorre. A uréia, segunda excreta mais tóxica, precisa de certa quantidade de água para ser eliminada, já que é meio hidrossolúvel. Não tanto como a amônia, mas é.


Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Ago 2017 20 18:19

Re: (UFMG) Objetivo do procedimento clínico

Mensagem não lida por Liliana »

Simm, é isso mesmo!!
Eu não tinha entendido o exercício direito, mas procurando saber o que realmente é diálise, eu achei isso "uma solução, fenômeno da retenção de substâncias de peso maior por membranas semipermeáveis, enquanto substâncias de peso menor têm livre passagem." Realmente, as proteínas não passam.
Obrigada!! :D




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia”