Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia(FMJ) Histologia e enfisema pulmonar Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
lmarcondes
sênior
Mensagens: 41
Registrado em: Ter 23 Set, 2014 18:55
Última visita: 29-04-18
Ago 2017 10 18:17

(FMJ) Histologia e enfisema pulmonar

Mensagem não lida por lmarcondes »

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o cigarro causa seis milhões de mortes no mundo por ano. A OMS alerta também que,
se essa tendência se mantiver, o número de mortes ligadas ao fumo deve aumentar para oito milhões ao ano em 2030.

(http://veja.abril.com.br. Adaptado.)

a) Um dos problemas desencadeados pelo cigarro é o enfisema, quadro grave que dificulta a função pulmonar. O que é o enfisema pulmonar? Explique as trocas gasosas que serão prejudicadas pelo enfisema.

b) Como o tabagismo prejudica a hematose, os tecidos do corpo têm a respiração celular afetada e um dos problemas seria a dificuldade em produzir colágeno. Isso pode dificultar a cicatrização e a recuperação de fraturas. Explique por que o tabagismo afeta a respiração celular dos tecidos e, consequentemente, torna mais lenta a cicatrização e a recuperação de fraturas.




Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Abr 2018 25 18:43

Re: (FMJ) Histologia e enfisema pulmonar

Mensagem não lida por Sypru »

a) Enfisema Pulmonar é uma doença caracterizada pela diminuição do calibre da vias aéreas respiratórias, alvéolos, o que causa danos ao tecido pulmonar. Além disso, pela progressiva diminuição do alvéolos, há a diminuição do espaço capaz de fazer as trocas gasosas, causando uma oxigenação insuficiente e acúmulo de gás carbônico no sangue (hipercarpnia).

b) O processo de hematose ocorre nos alvéolos pulmonares, logo, uma degradação nessa região prejudica a hematose. O gás oxigênio difunde-se para os capilares sanguíneos e penetra as hemácias, combinando-se com as hemoglobinas, formando a oxiemoglobina e viajando por todo o corpo, chegando aos capilares sanguíneos de todos os tecidos, onde o oxigênio sai da hemoglobina e difunde-se nas outras células. Depois disso, ocorre o processo de volta, agora com o gás carbônico associado. A cicatrização e a recuperação de fraturas depende diretamente da oxigenação, logo, uma deficiência nela acarreta uma deficiência nos dois primeiros. Lembre-se de que os fatores de coagulação são proteínas dispersas no sangue e, portanto, depende intrinsecamente dele.



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia”