Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia(UFRJ) Animais endotérmicos e ectotérmicos

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Jul 2017 03 12:36

(UFRJ) Animais endotérmicos e ectotérmicos

Mensagem não lida por Liliana »

As duas curvas do gráfico a seguir representam um experimento relacionando a taxa metabólica de dois animais de espécies diferentes (animal A e animal B) com a temperatura ambiente. A taxa metabólica foi determinada pelo consumo de oxigênio. Qual das curvas (A ou B) pode ser associada ao animal endotérmico e qual corresponde ao animal ectotérmico? Justifique suas respostas.
endo.JPG
endo.JPG (15.76 KiB) Exibido 5098 vezes
Resposta do material: A curva B correspondo ao animal endotérmico, que possui sistemas de regulação da termogênese, nos quais à medida que a temperatura ambiente sobe, diminui o consumo de oxigênio. Já o animal ectotérmico é representado pela curva A, onde a taxa metabólica é diretamente proporcional à temperatura ambiente.

Resposta que encontrei no Google: O animal A é ectotérmico, visto que, quanto maior a temperatura ambiente, maior sua taxa metabólica. Já a curva B representa um animal endotérmico, pois ele utiliza sua energia interna para regular sua temperatura; logo, quanto menor a temperatura, maior sua taxa metabólica para poder obter energia suficiente para o aumento da temperatura corpórea.

A minha dúvida é a seguinte: animais ectotérmicos não variam mais seu metabolismo de acordo com a variação da temperatura?? Por que na curva A, varia muito pouco seu metabolismo, e isso está me confundindo... Até por que, animais endotérmicos, como nós, variam muito pouco a temperatura corporal, então eu subentendi que varia pouco a taxa metabólica, mas não é isso que mostram as respostas...

Última edição: Liliana (Seg 03 Jul, 2017 12:36). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
VemProPai
2 - Nerd
Mensagens: 178
Registrado em: Dom 08 Nov, 2015 17:53
Última visita: 06-06-22
Jul 2017 04 18:26

Re: (UFRJ) Animais endotérmicos e ectotérmicos

Mensagem não lida por VemProPai »

Nós, homens, somo endotérmicos. No frio, nosso corpo trabalha muito (aumenta o metabolismo) pra ele aquecer, no calor, temos regulação através de transpiração. A partir disso mais uma leitura do grafico já percebemos que o animal ENDOtermico é o B.
Sobre sua duvida:
"Até por que, animais endotérmicos, como nós, variam muito pouco a temperatura corporal, então eu subentendi que varia pouco a taxa metabólica," variamos pouco a temperatura pq é nosso metabolismo que varia. Os répteis não variam, por isso eles precisam do sol ou de algo pra se aquecer.




Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Jul 2017 05 19:43

Re: (UFRJ) Animais endotérmicos e ectotérmicos

Mensagem não lida por Liliana »

Entendi!! Muito obrigada :D




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia”