Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia(Enem) Neurônio mielínico e amielínico

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Jun 2017 26 10:04

(Enem) Neurônio mielínico e amielínico

Mensagem não lida por Liliana »

As fibras nervosas (neurofribras) podem ser mielínicas e amielínicas, conforme estejam envolvidas ou não pela bainha de mielina (estrato mielínico). A tabela a seguir mostra a capacidade de condução de três fibras nervosas (A, B e C).
Com base nos dados da tabela é correto dizer que
neuronio.JPG
neuronio.JPG (16.01 KiB) Exibido 3407 vezes
A) as fibras mielínicas são mais rápidas na condução do impulso nervoso.
B) as fibras amielínicas são as que conduzem mais rapidamente o impulso nervoso.
C) nas fibras mielínicas a velocidade de propagação do impulso é inversamente proporcional ao diâmetro das mesmas.
D) quanto maior o diâmetro da fibra mielínica menor será a velocidade de propagação do impulso nervoso.
E) na fibra C os nódulos de Ranvier (nós neurofibrosos) estão mais próximos uns dos outros.

Eu fiquei em dúvida entre a a) e a d), e acabei marcando a d). Por que a letra a) está correta?? Analisando com atenção, não são as fibras mielínicas que conduzem os impulsos. Elas são apenas isolantes, que fazem os impulsos dos elétrons saltarem, não é?? E por que a letra d) está errada?
Alguém pode me ajudar, fazendo um favor?

Última edição: Liliana (Seg 26 Jun, 2017 10:04). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
VemProPai
2 - Nerd
Mensagens: 178
Registrado em: Dom 08 Nov, 2015 17:53
Última visita: 06-06-22
Jul 2017 04 15:05

Re: (Enem) Neurônio mielínico e amielínico

Mensagem não lida por VemProPai »

Alternativa A é a correta.
A D esta errada, o certo seria:
"quanto maior o diâmetro da fibra mielínica MAIOR será a velocidade de propagação do impulso nervoso."
Para chegar nessa conclusão, basta observar os dados mostrados das fibras A e B.




Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Jul 2017 05 19:20

Re: (Enem) Neurônio mielínico e amielínico

Mensagem não lida por Liliana »

Nossa hahahaha não tinha prestado atenção. Percebi meu erro antes mesmo de ler a resposta :lol:




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia”