Página 1 de 1

(Uerj) Digestão de proteínas

Enviado: Seg 17 Abr, 2017 08:47
por Liliana
As proteínas alimentares são digeridas em etapas, até que seus produtos finais, os aminoácidos, possam ser absorvidos.
O gráfico abaixo mostra a relação entre a quantidade de aminoácidos formados em três compartimentos do tubo digestório algum tempo após a ingestão de uma refeição rica em proteínas.
dig.JPG
dig.JPG (5.5 KiB) Exibido 9311 vezes
Os compartimentos estômago, duodeno e jejuno-íleo estão representados no gráfico pelas barras identificadas, respectivamente, por:
a) Y, X e Z.
b) X, Y e Z.
c) Z, X e Y.
d) Y, Z e X.
e) Y, Z e X.
A alternativa certa é a letra d), mas eu marquei a letra c). Meu pensamento foi o seguinte: já que a formação de aminoácidos é decorrente da digestão de proteínas, então no duodeno há a maior quantidade de aminoácidos, por que é onde ocorre a maior parte da digestão dessas proteínas (tripsina, quimiotripsina, peptidase), seguida do estômago, com a pepsina, e por ultimo o jejuno-íleo, que seria a menor barra. Onde estou errando??

Re: (Uerj) Digestão de proteínas

Enviado: Dom 23 Abr, 2017 18:10
por Iagocsb
Olá.
É preciso lembrar que no estômago a pepsina(protease) irá quebrar as proteínas em peptídeos, e não em aminoácidos, portanto uma pequena parcela de aminoácidos existirá no estômago. (Coluna Y)
No duodeno, algumas peptidases agirão sobre os peptídeos, quebrando-os em aminoácidos. Porém, tripsina; quimiotripsina; elastina... são PROTEASES, quebrarão proteínas em peptídeos. (Coluna Z)
O final da digestão das proteínas ocorrerá no jejuno e íleo, onde os peptídeos vindos do estômago e duodeno serão quebrados em aminoácidos por peptidases, portanto, será onde existe maior quantidade de aminoácidos. (Coluna X)

Resposta: D