Fisiologia, Histologia, Embriologia e ZoologiaSinapses químicas

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
ÁguiaB
Pleno
Mensagens: 75
Registrado em: Qui 19 Mai, 2022 20:37
Última visita: 03-07-23
Mai 2022 24 10:29

Sinapses químicas

Mensagem não lida por ÁguiaB »

A figura mostra uma via de sinalização química pela qual o organismo humano envia informações às células e comanda uma resposta específica.
Essa via de sinalização comanda a
(A) manutenção do metabolismo celular.
(B) liberação do óvulo pelo ovário.
(C) concentração de açúcar no sangue.
(D) contração da musculatura esquelética.
(E) reabsorção de água nos rins.
Resposta

D
Achei um questão confusa, mas, para chegar na resposta, eu pensei: somente a contração é desencadeada diretamente pela sinapse, pois as ações das demais alternativas, embora possam ter sinapses químicas envolvidas, são desencadeadas diretamente pelo sistema endócrino. Estou certa em pensar assim?
Anexos
Screenshot_20220524-102249_Xodo Docs.jpg
Screenshot_20220524-102249_Xodo Docs.jpg (16.02 KiB) Exibido 973 vezes




Avatar do usuário
CogitoErgoGre
2 - Nerd
Mensagens: 311
Registrado em: Sex 24 Abr, 2020 15:32
Última visita: 09-05-23
Out 2022 02 22:48

Re: Sinapses químicas

Mensagem não lida por CogitoErgoGre »

ÁguiaB escreveu:
Ter 24 Mai, 2022 10:29

Achei um questão confusa, mas, para chegar na resposta, eu pensei: somente a contração é desencadeada diretamente pela sinapse, pois as ações das demais alternativas, embora possam ter sinapses químicas envolvidas, são desencadeadas diretamente pelo sistema endócrino. Estou certa em pensar assim?
Oii Águia, tudo bom?

A idéia é por aí mesmo:
o que comanda os eventos mencionados são fatores que podem sim ter alguma sinapse envolvida mas, não necessariamente, é regida por ela (as vezes nem há nenhuma envolvida). Por afirmação:

(A) Manutenção do metabolismo celular. - é regida pela concentração de substratos e mediadores ( energia, glicose, enzimas glicoliticas, etc ...)

(B) Liberação do óvulo pelo ovário. - é regida pela relação hormônio receptor (que é diferente de uma sinapse).

(C) Concentração de açúcar no sangue. - depende da taxa basal utilizada pelas células, hormônios, existência de proteinas de canais para absorção, etc (mas nenhuma sinapse).

(D) Contração da musculatura esquelética. - essa sim tem uma sinapse (a junção neuromuscular).

(E) Reabsorção de água nos rins. - é resultado de uma diferença de osmolaridade.

Acho que pra matar questões assim é mais pensando no mecanismo de forma bem direta sabe - daí a unica alternativa viável seria a D mesmo.

Espero que tenha sido claro e qualquer dúvida só falar :o



"Dada a vastidão do espaço e na imensidão do tempo, é uma alegria poder compartilhar um planeta e uma época com você."
- C. Sagan

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia”