Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia(UFU-2009) Zoologia: metameria Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: Sex 31 Jan, 2020 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Mai 2020 19 10:09

(UFU-2009) Zoologia: metameria

Mensagem não lida por joãofw »

Uma das importantes características adquiridas na evolução dos animais foi a metameria ou segmentação corporal.
Esse caráter proporcionou aos animais grande flexibilidade corporal com ampla variedade de movimentos.
Sobre a metameria é correto afirmar que
A) a metameria ocorre em todos os protostômios celomados e nos vertebrados.
B) a capacidade de articulação da coluna vertebral se deve ao fato de ela ser formada por muitas vértebras. Esse tipo de
formação é resultado da segmentação ocorrida durante a embriogênese.
C) a metameria surge durante o desenvolvimento embrionário, quando as estruturas internas do embrião são segmentadas.
D) em artrópodes a distinção entre os metâmeros tende a desaparecer na fase adulta. Nesse grupo, a metameria somente
se evidencia em insetos e crustáceos.
Resposta

b
Bom dia pessoal! Poderia comentar cada alternativa, para que eu possa compreender melhor.




Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Qui 22 Fev, 2018 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Contato:
Mai 2020 20 14:42

Re: (UFU-2009) Zoologia: metameria

Mensagem não lida por Sypru »

Olá, segue os comentários.

A - A metameria não ocorre em todos os prostômios celomados. Um exemplo é o filo Mollusca, que é ametamérico.

B - Verdadeira. Nos vertebrados, chamamos essa metameria de somitos (que dá origem às vértebras, ou, mais especificamente, a três tipos de tecido - dermátomo, miótomo e esclerótomo), que é um tipo de segmentação interna, enquanto que em outros animais invertebrados, geralmente, a segmentação é externa (mas, por exemplo, em anelídeos, a segmentação é tanto interna como externa).

C - A metameria surge, sim, do desenvolvimento embrionário, porém, as estruturas internas do embrião não são segmentadas. É importante entender a diferença entre segmentação da metameria e a segmentação ou individualização que ocorre no arquêntero.

D - Falso, a distinção dos metâmeros continua na fase adulta. Segue uma imagem que corrobora isso.
Fusão_de_metâmeros_em_Arthropoda.png
Fusão_de_metâmeros_em_Arthropoda.png (94.67 KiB) Exibido 3199 vezes



"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
joãofw
Imperial
Mensagens: 543
Registrado em: Sex 31 Jan, 2020 19:29
Última visita: 23-01-23
Localização: Goiânia-GO
Mai 2020 20 20:35

Re: (UFU-2009) Zoologia: metameria

Mensagem não lida por joãofw »

Esplêndido sua resolução! O que mais me gerou dúvida foi na alternativa "c". Mas, como você disse, não há segmentação das estruturas internas do embrião.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia”