Fisiologia, Histologia, Embriologia e ZoologiaSistema Reprodutor Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
AnaLee
sênior
Mensagens: 27
Registrado em: Ter 11 Jun, 2019 20:18
Última visita: 25-10-23
Jun 2019 17 22:46

Sistema Reprodutor

Mensagem não lida por AnaLee »

(Upe-ssa 1 2018) Observe a charge a seguir:
288811_pre.jpg
288811_pre.jpg (37.83 KiB) Exibido 4265 vezes
Nela o óvulo “barra” a entrada de vários espermatozoides para seu interior a fim de impedir a poliespermia humana. Assinale a alternativa que CORRETAMENTE justifica esse ato.


a)Há alteração da polaridade elétrica da membrana plasmática ovular aos íons e antes da fecundação, o interior da membrana plasmática do óvulo é carregado positivamente, gerando uma onda de polarização por toda a superfície do óvulo, impedindo que outros espermatozoides se unam a ela.
b)Com a entrada do primeiro espermatozoide e a polarização da membrana ovular, as enzimas dos grânulos corticais atuam sobre a membrana pelúcida, alterando os receptores presentes no envoltório ovular, os quais perdem a capacidade de se ligarem a outros espermatozoides.
c)Na ejaculação, são liberados cerca de 300 milhões de espermatozoides; poucos atingem a tuba uterina, e um só fecunda o óvulo, que se encontra na prófase II da meiose I. Para haver a gravidez, o espermatozoide penetra no óvulo, que chega ao final da meiose, surgindo o zigoto ou mórula, primeira célula do futuro mamífero.
d)O óvulo humano é um ovócito primário, revestido por uma camada de lipoproteínas aderidas à membrana plasmática ovular, membrana ou zona pelúcida ou envelope vitelínico, sendo este último recoberto por camadas de células foliculares que constituem eficiente revestimento protetor do gameta feminino. Todos são obstáculos que o espermatozoide deve ser capaz de vencer.
e)A reação acrossômica é um mecanismo, que garante a entrada dos espermatozoides no óvulo e a ocorrência da fecundação. Nessa reação, o acrossomo do espermatozoide libera enzimas, tais como a hialuronidase, que abre um canal na zona pelúcida, por onde o espermatozoide penetra, e atinge a membrana plasmática do óvulo.
Resposta

e
gostaria de saber por que não pode ser a alternativa b




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Jun 2019 17 23:03

Re: Sistema Reprodutor

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá, Ana

O erro da alternativa [tex3]\text{b)}[/tex3] está em falar em polarização. Na verdade, com a fusão do primeiro espermatozoide com o óvulo, ocorre o processo de despolarização.



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia”