Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia(MANDIC 2017) Diabetes Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
beelam
sênior
Mensagens: 37
Registrado em: Seg 29 Abr, 2019 14:27
Última visita: 15-07-19
Agradeceu: 26
Agradeceram: 7
Mai 2019 08 23:03

(MANDIC 2017) Diabetes

Mensagem não lida por beelam » Qua 08 Mai, 2019 23:03

Qual o erro da alternativa A? pensei que era a correta, já que ambos os hormonios são produzidos no pancreas

Diabetes, palavra de origem grega que significa “sifão”, é frequentemente associada aos termos mellitus (que vem de mel) ou insipidus (sem gosto). Cada combinação binomial identifica um tipo específico de doença: diabete melito e diabete insípido. Essas doenças têm alguma semelhança, mas têm, também, diferenças importantes.
O traço comum dessas doenças é que ambas

A) são causadas por insuficiência hormonal: a primeira, de insulina e a segunda, de glucagon, hormônios produzidos no pâncreas.
B) são causadas pela produção excessiva de hormônios: a primeira, de insulina e a segunda, de vasopressina (ADH), hormônios produzidos, respectivamente, no pâncreas e na hipófise.
C) implicam o aumento no volume de urina que contém quantidades anormalmente elevadas de glicose.
D) podem ser compensadas com hidratação e controle dietético, nesse caso pela redução da ingestão de carboidratos.
E) implicam o aumento do volume de urina e a correspondente perda de líquidos, situação cuja causa não é resolvida somente com hidratação.

Última edição: caju (Qui 09 Mai, 2019 11:31). Total de 1 vez.
Razão: arrumar título (regra 4).



Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 1453
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 19-07-19
Localização: Fortaleza
Agradeceu: 701
Agradeceram: 950
Mai 2019 08 23:39

Re: (MANDIC 2017) Diabetes

Mensagem não lida por MateusQqMD » Qua 08 Mai, 2019 23:39

Oi, beelam. Eu notei que você está fazendo uma pequena confusão com as características da diabetes melito e da diabetes insípido. Por isso, acho melhor a gente dar uma olhada nas características de cada uma antes e qualquer dúvida você manda aqui depois. :)

A neuroipófise armazena e libera dois hormônios principais: a oxitocina e o hormônio antidiurético, também chamado vasopressina. O hormônio antidiurético, ou ADH, é liberado quando a concentração de água no sangue cai abaixo de certo nível; seu principal efeito é a diminuição do volume de urina excretado, efeito antidiurético. Por seu efeito vasoconstritor, o ADH é chamado também de vasopressina. Se a pessoa produz menos ADH que o normal, ela elimina grande volume de urina, sente muita sede e corre risco de desidratação. Esse quadro clínico caracteriza a diabetes insípido.

Já a diabetes melito está relacionada com a insulina. Nesse caso, a pessoa diabética apresenta taxa elevada de glicose no sangue a ponto desse açúcar ser liberado na urina. Além disso, ocorre a produção de grande volume de urina, uma vez que a alta quantidade de glicose no filtrado glomerular causa diminuição na reabsorção de água pelos túbulos renais. É importante saber que existem dois tipos de diabete melito: tipo I, ou diabete juvenil; tipo II, ou diabete tardia. O tipo 1 é causado pela redução acentuada de células beta do pâncreas, com deficiência da produção de insulina. No diabete tipo II, a pessoa apresenta níveis praticamente normais de insulina no sangue, mas sofre redução do número de receptores de insulina nas membranas das células. Com isso, diminui a capacidade dessas células de absorver glicose do sangue.

Sendo assim, a alternativa mais adequada é a letra [tex3]\text{e).}[/tex3]



~I.H

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia”