Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia(UFRGS 2013) Tecido conjuntivo Tópico resolvido

Avatar do usuário
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: 02 Mar 2017, 12:08
Última visita: 10-09-19
Agradeceu: 152 vezes
Agradeceram: 12 vezes
Mai 2018 14 15:05

(UFRGS 2013) Tecido conjuntivo

Mensagem não lida por danimedrado »

Considere a figura abaixo, que representa uma vista lateral de um joelho humano:
Joelho.png
Joelho.png (89.79 KiB) Exibido 5055 vezes
Assinale a alternativa que apresenta os tipos dos tecidos conjuntivos que correspondem, respectivamente, aos números 1, 2, 3 da figura.
a. cartilaginoso - denso - frouxo
b. reticular - frouxo - cartilaginoso
c. frouxo - reticular - frouxo
d. cartilaginoso - frouxo - denso
e. frouxo - cartilaginoso - denso
Resposta

Letra A
Alguém poderia me auxiliar nessa questão?

Avatar do usuário
Sypru
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: 22 Fev 2018, 19:57
Última visita: 20-03-24
Localização: Universo
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 151 vezes
Contato:
Jun 2018 01 15:27

Re: (UFRGS 2013) Tecido conjuntivo

Mensagem não lida por Sypru »

Olá, essa questão é bem específica e um pouco complicada de ser explicado. Visto o desenho, deve-se atentar que o tecido cartilaginoso é o mais denso dentre os tecidos conjuntivos e sempre adere a superfície dos ossos, logo, somente com essa percepção pode-se urgir que o numeral 1 representa o tecido conjuntivo cartilaginoso; o tecido frouxo, pelo próprio nome indica, representa um conjunto de diversas células que contém uma grande função elástica (possuindo uma exorbitante quantidade de fibras de colágeno, fibras elásticas e reticulares) e possui uma textura viscosa e, valendo lembrar, é o tecido mais abundante no organismo humano, com estas informações supramencionadas, pode-se concluir que o numeral 3 indica o tecido frouxo. Por fim, tem-se o numeral 2 (se olhar as alternativas, só com essas informações já seria suficiente para entender que se trata da proposição "a", mas achei válido explanar o último) está localizado anatomicamente em uma região tendinosa (é uma região também rica em colágeno, o qual, aqui, proporciona grande resistência), sabendo-se que o tecido conjuntivo denso pode ser tanto fibroso como tendinoso, conclui-se que o numeral representa o tecido denso, ficando, portanto, em ordem: cartilaginoso - denso - frouxo.

"Eu não sou eu nem sou o outro,
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro" - Mário de Sá-Carneiro.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Resp.
    Exibições
    Últ. msg

Voltar para “Fisiologia, Histologia, Embriologia e Zoologia”