Taxonomia[ENEM PPL 2017] Evolução biológica Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20648)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Abr 2018 07 15:59

[ENEM PPL 2017] Evolução biológica

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20648) »

A árvore fllogenética representa uma hipótese evolutiva para a família Hominidae, na qual a sigla “m.a.” significa “milhões de anos atrás”. As ilustrações representam, da esquerda para a direita, o orangotango, o gorila, o ser humano, o chimpanzé e o bonobo.

Disponível em: www.nature.com. Acesso em: 6 dez. 2012 (adaptado).



Considerando a filogenia representada, a maior similaridade genética será encontrada entre os seres humanos e:

a) Gorila e bonobo
b) Gorila e chimpanzé.
c) Gorila e orangotango.
d) Chimpanzé e bonobo.
e) Bonobo e orangotango.
Resposta

'D'
Anexos
enemppl2017.jpg
enemppl2017.jpg (17.3 KiB) Exibido 7686 vezes




Avatar do usuário
MatheusBorges
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2047
Registrado em: Dom 16 Jul, 2017 10:25
Última visita: 18-01-24
Abr 2018 07 16:17

Re: [ENEM PPL 2017] Evolução biológica

Mensagem não lida por MatheusBorges »

Aldeido, boa tarde.
Minha análise nem é tanto pela data, mas pelo DNA. É sabido que o DNA dos chimpanzés tem 95% de semelhança com o humano, até por isso muitas vezes somos chamados de "primos" dos chimpanzés. E olhando a árvore filogenética o bonobo e o chimpanzé surgem do mesmo ancestral comum que o nosso, então fico com a d).

Última edição: MatheusBorges (Sáb 07 Abr, 2018 16:19). Total de 1 vez.


A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-Mahatma Gandhi

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20648)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Abr 2018 07 16:22

Re: [ENEM PPL 2017] Evolução biológica

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20648) »

MafIl10 escreveu:
Sáb 07 Abr, 2018 16:17
Aldeido, boa tarde.
Minha análise nem é tanto pela data, mas pelo DNA. É sabido que o DNA dos chimpanzés tem 95% de semelhança com o humano, até por isso muitas vezes somos chamados de "primos" dos chimpanzés. E olhando a árvore filogenética o bonobo e o chimpanzé surgem do mesmo ancestral comum que o nosso, então fico com a d).
Marquei a 'D' pq pensei que eles tinham surgido do "tronco" do humano e por isso são mais semelhantes aí posso pensar nisso que sempre estarei correto? Agradeço também por mostrar outro ponto de vista que é em relação ao DNA.



Avatar do usuário
MatheusBorges
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2047
Registrado em: Dom 16 Jul, 2017 10:25
Última visita: 18-01-24
Abr 2018 07 16:28

Re: [ENEM PPL 2017] Evolução biológica

Mensagem não lida por MatheusBorges »

É meio difícil dizer, cada caso é um caso, depende do tempo, como e qual mudança ocorreu, por isso prefiro ir pelo DNA já que é algo acessível em todos os livros do ensino médio, e não um caso isolado.


A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-Mahatma Gandhi

Avatar do usuário
MatheusBorges
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2047
Registrado em: Dom 16 Jul, 2017 10:25
Última visita: 18-01-24
Abr 2018 09 16:42

Re: [ENEM PPL 2017] Evolução biológica

Mensagem não lida por MatheusBorges »

Eu fiquei pensando sobre o que você disse por responder por filogenia, acredito ser este raciocínio:
A partir do primeiro nó, surge duas espécies diferentes com apormofias que não existiam no ancestral comum.
O mesmo ocorre com o segundo nó, aparecendo o gorila e outra espécie. Essa nova espécie que partiu do ancestral comum do gorila se torna a nossa ancestral comum, assim eliminamos todas que contém orangotango pois estão a duas bifurcações, bem longe...
Perceba que do Gorila ao ser humano ocorre 2 mudanças o seja apormofia representadas na árvore e o mesmo (de trás para frente) acontece com o bonobo e chipanzé, então vem este raciocínio:
Veja que o bonobo e o chimpanzé compartilham o mesmo ancestral comum, logo se parecem mais que se pegarmos uma combinação bonobo e gorila ou chimpanzé e gorila. Por isso ficaria com a d) vendo por esse lado.


A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-Mahatma Gandhi

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20648)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Abr 2018 09 17:52

Re: [ENEM PPL 2017] Evolução biológica

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20648) »

MafIl10 escreveu:
Seg 09 Abr, 2018 16:42
Eu fiquei pensando sobre o que você disse por responder por filogenia, acredito ser este raciocínio:
A partir do primeiro nó, surge duas espécies diferentes com apormofias que não existiam no ancestral comum.
O mesmo ocorre com o segundo nó, aparecendo o gorila e outra espécie. Essa nova espécie que partiu do ancestral comum do gorila se torna a nossa ancestral comum, assim eliminamos todas que contém orangotango pois estão a duas bifurcações, bem longe...
Perceba que do Gorila ao ser humano ocorre 2 mudanças o seja apormofia representadas na árvore e o mesmo (de trás para frente) acontece com o bonobo e chipanzé, então vem este raciocínio:
Veja que o bonobo e o chimpanzé compartilham o mesmo ancestral comum, logo se parecem mais que se pegarmos uma combinação bonobo e gorila ou chimpanzé e gorila. Por isso ficaria com a d) vendo por esse lado.
Obrigado pela atenção :mrgreen:



Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20648)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Abr 2018 09 17:59

Re: [ENEM PPL 2017] Evolução biológica

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20648) »

MafIl10 escreveu:
Sáb 07 Abr, 2018 16:17
Aldeido, boa tarde.
Minha análise nem é tanto pela data, mas pelo DNA. É sabido que o DNA dos chimpanzés tem 95% de semelhança com o humano, até por isso muitas vezes somos chamados de "primos" dos chimpanzés. E olhando a árvore filogenética o bonobo e o chimpanzé surgem do mesmo ancestral comum que o nosso, então fico com a d).
Você poderia me ajudar na questão de física que postei ontem aqui da Unifesp? Ninguém quis me responder.



Avatar do usuário
MatheusBorges
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2047
Registrado em: Dom 16 Jul, 2017 10:25
Última visita: 18-01-24
Abr 2018 12 20:22

Re: [ENEM PPL 2017] Evolução biológica

Mensagem não lida por MatheusBorges »

Aldeido, eu não sei nada de física mano. Grita up no seu tópico que uma hora alguém responde.


A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.
-Mahatma Gandhi

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20648)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Abr 2018 12 20:25

Re: [ENEM PPL 2017] Evolução biológica

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20648) »

MafIl10 escreveu:
Qui 12 Abr, 2018 20:22
Aldeido, eu não sei nada de física mano. Grita up no seu tópico que uma hora alguém responde.
Tudo bem. Eu já consegui a resolução. Obrigado.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Taxonomia”