Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Ensino MédioDúvida em matemática básica: razão e proporção, área do setor circular e semelhança de figuras.

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio devem ser postados aqui. Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular

Moderador: [ Moderadores TTB ]


Autor do Tópico
Deleted User 26734
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Abr 2021 29 09:52

Dúvida em matemática básica: razão e proporção, área do setor circular e semelhança de figuras.

Mensagem não lida por Deleted User 26734 »

Pessoal, quando eu faço uma regra de três para relacionar a área de uma figura com o comprimento de um lado, entre duas figuras, sendo elas semelhantes, eu preciso elevar o termo referente ao comprimento ao quadrado, pois eu não posso trabalhar área (medida bidimensional) com comprimento (medida unidimensional) estando em potências diferentes, senão o cálculo daria errado, correto? (já até errei cálculos no Enem pq n elevei o termo do comprimento ao quadrado)

Vide a seguinte imagem: https://prnt.sc/12933vc

No entanto, quando falamos de cálculos para achar medidas do setor circular, onde tudo é basicamente uma regra de três, não fazemos essa elevação do termo do comprimento ao quadrado, repare bem nessa print: https://prnt.sc/12938iz

Se é uma proporção, temos que as duas razões da proporção deve dar uma constante K igual, correto? Senão eu não poderia estabelecer uma proporcionalidade. Então pq foi feita a proporção nesse caso sem elevar o termo do comprimento do arco ao quadrado? Pq a razão das áreas vai dar uma constante k^2, já a razão dos comprimentos vai dar apenas k. Logo, você não pode fazer uma proporção sem elevar o termo do comprimento ao quadrado (razão vai daria k) e comparar com a área (razão vai daria k^2). Pois k^2 é diferente de k.

Poderiam me elucidar essa questão?

Desde já, agradeço demais a atenção e por ter pelo menos lido minha dúvida, rsrs.

Att., Alan.

Responder

Crie uma conta ou entre para participar dessa discussão

Você precisa ser um membro para postar uma resposta

Crie uma nova conta

Ainda não é um membro? Registre-se agora!
Membro pode iniciar seus próprios tópicos e inscrever-se no dos outros para ser notificado sobre atualizações.
É gratuito e leva apenas 1 minuto

Registrar

Entrar

  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem (Santa Marcelina) Proporção entre setor circular e ângulo
    por Liliana » » em Pré-Vestibular
    1 Respostas
    2208 Exibições
    Última mensagem por petras
  • Nova mensagem Área do setor circular
    por Vscarv » » em Ensino Fundamental
    1 Respostas
    1614 Exibições
    Última mensagem por ttbr96
  • Nova mensagem Área de setor circular
    por Vscarv » » em Ensino Fundamental
    1 Respostas
    420 Exibições
    Última mensagem por Birnebaum
  • Nova mensagem Área do setor circular
    por oziemilly » » em Ensino Médio
    1 Respostas
    785 Exibições
    Última mensagem por VALDECIRTOZZI
  • Nova mensagem Area de um setor circular
    por Polímero17 » » em Ensino Fundamental
    2 Respostas
    1192 Exibições
    Última mensagem por Polímero17

Voltar para “Ensino Médio”