Ensino MédioFunção do Segundo Grau - Parábola Tópico resolvido

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jarrdeloes
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Re: Função do Segundo Grau - Parábola

Mensagem não lida por jarrdeloes »

Minha Ultima dúvida

a formula seria a. (x-50) (x-50)
porque a equação ficou assim?

f(x)=a(x-50) (x+50)?

sei que as raizes de x são -50 e + 50
então não ficaria assim;

a. (x-50). (x-(+50)) =
a. (x-50). (x-50)

Obrigado




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caju
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Re: Função do Segundo Grau - Parábola

Mensagem não lida por caju »

Isso que você mostrou, a.(x-50)(x-50), não é uma equação, pois pra ser equação tem que ter igualdade (sinal de igual), é apenas uma expressão.

Já que esta expressão expressa o valor da função, ou seja, o valor de y da parábola, podemos escrever

f(x)=a.(x-50)(x-50)

ou ainda

y=a.(x-50)(x-50)

Pois f(x) e y são a mesma coisa f(x)=y.

Ou seja, fica mais completo escrever f(x)=a.(x-50)(x-50) do que simplesmente a.(x-50)(x-50).

Grande abraço,
Prof. Caju



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jarrdeloes
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Re: Função do Segundo Grau - Parábola

Mensagem não lida por jarrdeloes »

Desculpa Caju não me expressei certo,
o que quiz me referir foi:

se a forma é f(x) = a (x-R1) (x-R2)
porque ficou f(x) = a (x-50) (x+50)?
ja que a equação é f(x) = a (x-50) (x-(+50))

sendo que a equação é negativa

sei que as raizes são -50 e + 50
mais sinais diferente não ficaria os dois negativos?
ex f (x) = a (x-50) (x-50)



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caju
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Re: Função do Segundo Grau - Parábola

Mensagem não lida por caju »

Olá jarrdeloes,

O esqueleto contém dois sinais negativos:

[tex3]f(x) = a\cdot (x-R_1)\cdot (x-R_2)[/tex3]

As raízes são:

[tex3]R_1=+50[/tex3]

[tex3]R_2=-50[/tex3]

Substituindo no esqueleto:

[tex3]f(x) = a\cdot [x-(+50)]\cdot [x-(-50)][/tex3]

[tex3]f(x) = a\cdot (x-50)\cdot (x+50)[/tex3]

Você só confundiu os sinais...

Grande abraço,
Prof. Caju
Última edição: caju (Ter 10 Mar, 2015 17:45). Total de 2 vezes.


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jarrdeloes
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Re: Função do Segundo Grau - Parábola

Mensagem não lida por jarrdeloes »

Muito Obrigado!
Agora posso me expressar melhor nesse exercicio

Agradeço pela ajuda




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