Ensino MédioAnalise Combinatória Tópico resolvido

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio devem ser postados aqui. Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
amanda96
Junior
Mensagens: 13
Registrado em: Qua 27 Mai, 2020 18:53
Última visita: 28-03-21
Mai 2020 27 19:54

Analise Combinatória

Mensagem não lida por amanda96 »

Qual é o número de formas de ordenar as 26 letras do alfabeto sendo que quaisquer duas vogais não podem ficar juntas?




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Mai 2020 27 20:25

Re: Analise Combinatória

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Seja bem-vinda ao fórum, amanda96.

Irei tentar te ajudar nessa.

Vamos, em primeiro lugar, organizar em fila as letras do alfabeto que não são vogais. Isso pode ser feito de [tex3]21![/tex3] modos. Por exemplo, uma dessas configurações é

[tex3]\begin{array}{ccccccccc}
\underline{} & \text{B} & \underline{} & \text{C} & \underline{} & \text{D} & \underline{} & \text{F} & \underline{} & \text{G} & \underline{} & \text{H} & \underline{} & \text{J} & \underline{} & \text{L} & \underline{} & \text{M} & \underline{} & \quad ... \quad & \text{X} & \underline{} & \text{Y} & \underline{} & \text{Z} & \underline{}\\
1 & & 2 & & 3 & & 4 & & 5 & & 6 & & 7 & & 8 & & 9 & & 10 & & & 20 & & 21 & & 22\\

\end{array}[/tex3]

Em seguida, devemos organizar as vogais nos espaços assinalados. Note que tais espaços correspondem aos locais de interesse pois garantiremos que as vogais não fiquem em posições consecutivas. Há [tex3]C^5_{22}[/tex3] modos de escolher os locais para essas vogais e, depois disso, poderemos organizá-las de [tex3]5![/tex3] modos.

A reposta é [tex3]21! \times C^5_{22} \times 5!.[/tex3]

Última edição: MateusQqMD (Qua 27 Mai, 2020 20:33). Total de 1 vez.
Razão: arrumar erro de digitação.


"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Movido de Ensino Superior para Ensino Médio em Qua 27 Mai, 2020 20:29 por MateusQqMD

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Ensino Médio”