Ensino MédioTrigonometria - Razões e relações trigonométricas Tópico resolvido

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio devem ser postados aqui. Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
florestinha89
Avançado
Mensagens: 106
Registrado em: Sáb 18 Abr, 2020 11:45
Última visita: 10-10-23
Abr 2020 25 13:46

Trigonometria - Razões e relações trigonométricas

Mensagem não lida por florestinha89 »

Mostre que cossec [tex3]\alpha [/tex3] pode ser escrito como:

cotg [tex3]\alpha + \left(\frac{sen\alpha }{1+cos\alpha }\right)[/tex3]

Tentei resolver assim:
[tex3]cotg^{2}\alpha [/tex3] + 1 = [tex3]cossec^{2}\alpha [/tex3]

[tex3]\left(\frac{cos\alpha *cos\alpha }{sen\alpha *\sen\alpha }\right)[/tex3] + 1 = cossec [tex3]\alpha [/tex3] *cossec [tex3]\alpha [/tex3]

cotg [tex3]\alpha [/tex3] *[tex3]\left(\frac{cos\alpha }{sen\alpha }\right)[/tex3] + 1 = [tex3]\left(\frac{1}{sen\alpha }\right)[/tex3] *cossec [tex3]\alpha [/tex3]

e chego em cotg [tex3]\alpha [/tex3] *cos [tex3]\alpha [/tex3] + sen [tex3]\alpha [/tex3] = cossec [tex3]\alpha \alpha [/tex3] Mas não chegou no que se pede. Não sei onde estou me perdendo




Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Abr 2020 25 14:08

Re: Trigonometria - Razões e relações trigonométricas

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Olá, florestinha89.

Irei manipular [tex3]\cotg \alpha + \frac{\sen \alpha}{ \cos \alpha +1}[/tex3] para tentar chegar em [tex3]\cossec \alpha,[/tex3] ok?

Usaremos que

[tex3]\sen^2 \alpha + \cos^2 \alpha = 1[/tex3] (relação fundamental da trigonometria).

Note que [tex3]\cotg \alpha + \frac{\sen \alpha}{ \cos \alpha +1}[/tex3] pode ser escrito como [tex3]\frac{\cos \alpha}{\sen \alpha} + \frac{\sen \alpha}{\cos \alpha +1}[/tex3] e realizando a adição de frações, obtemos

[tex3]\begin{align}\frac{\cos \alpha}{\sen \alpha} + \frac{\sen \alpha}{\cos \alpha +1} & = \frac{(\cos \alpha +1)\cos \alpha}{(\cos \alpha +1)\sen\alpha} + \frac{\sen \alpha \cdot \sen \alpha}{\sen \alpha (\cos \alpha +1)} \\⠀\\ & = \frac{(\cos \alpha +1)\cos \alpha + \sen \alpha \cdot \sen \alpha}{(\cos \alpha +1)\sen\alpha} \\⠀\\ & = \frac{\cos \alpha + \overbrace{\cos^2\alpha + \sen^2 \alpha }^{ 1 }}{(\cos \alpha +1)\sen\alpha} \\⠀\\ & = \frac{ \cos \alpha +1}{(\cos \alpha +1)\sen\alpha} = \frac{1}{\sen \alpha}. \end{align}[/tex3]

Última edição: MateusQqMD (Sáb 25 Abr, 2020 15:35). Total de 1 vez.
Razão: sen a + cos a = 1 --> sen² a + cos² a = 1.


"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Abr 2020 25 14:09

Re: Trigonometria - Razões e relações trigonométricas

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Veja se ficou claro.

Caso tenha dúvida em alguma passagem, pode mandar aqui.


"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Avatar do usuário
Autor do Tópico
florestinha89
Avançado
Mensagens: 106
Registrado em: Sáb 18 Abr, 2020 11:45
Última visita: 10-10-23
Abr 2020 27 13:33

Re: Trigonometria - Razões e relações trigonométricas

Mensagem não lida por florestinha89 »

MateusQqMD escreveu:
Sáb 25 Abr, 2020 14:08
Olá, florestinha89.

Irei manipular [tex3]\cotg \alpha + \frac{\sen \alpha}{ \cos \alpha +1}[/tex3] para tentar chegar em [tex3]\cossec \alpha,[/tex3] ok?

Usaremos que

[tex3]\sen^2 \alpha + \cos^2 \alpha = 1[/tex3] (relação fundamental da trigonometria).

Note que [tex3]\cotg \alpha + \frac{\sen \alpha}{ \cos \alpha +1}[/tex3] pode ser escrito como [tex3]\frac{\cos \alpha}{\sen \alpha} + \frac{\sen \alpha}{\cos \alpha +1}[/tex3] e realizando a adição de frações, obtemos

[tex3]\begin{align}\frac{\cos \alpha}{\sen \alpha} + \frac{\sen \alpha}{\cos \alpha +1} & = \frac{(\cos \alpha +1)\cos \alpha}{(\cos \alpha +1)\sen\alpha} + \frac{\sen \alpha \cdot \sen \alpha}{\sen \alpha (\cos \alpha +1)} \\⠀\\ & = \frac{(\cos \alpha +1)\cos \alpha + \sen \alpha \cdot \sen \alpha}{(\cos \alpha +1)\sen\alpha} \\⠀\\ & = \frac{\cos \alpha + \overbrace{\cos^2\alpha + \sen^2 \alpha }^{ 1 }}{(\cos \alpha +1)\sen\alpha} \\⠀\\ & = \frac{ \cos \alpha +1}{(\cos \alpha +1)\sen\alpha} = \frac{1}{\sen \alpha}. \end{align}[/tex3]
Só tem um problema, você chega em [tex3]\left(\frac{cos\alpha + 1}{(cos\alpha + 1)sen\alpha }\right)[/tex3] e o exercício pede pra chegar em cotg [tex3]\alpha + \left(\frac{sen\alpha }{1 + cos\alpha }\right)[/tex3]
Já me ajudou um pouco pq realmente é bem mais prático da maneira que vc fez pela relação fundamental, mas mesmo assim não consegui chegar no gabarito. De qualquer forma, agradeço



Avatar do usuário
petras
7 - Einstein
Mensagens: 9999
Registrado em: Qui 23 Jun, 2016 14:20
Última visita: 23-04-24
Abr 2020 27 13:59

Re: Trigonometria - Razões e relações trigonométricas

Mensagem não lida por petras »

florestinha89,
""Só tem um problema, você chega em [tex3]\left(\frac{cos\alpha + 1}{(cos\alpha + 1)sen\alpha }\right)[/tex3] e o exercício pede pra chegar em [tex3]cotg \alpha +\left(\frac{sen\alpha }{1 + cos\alpha }\right)[/tex3] ""

O Mateus chegou em [tex3]\frac{1}{sen\alpha }=cossec \alpha [/tex3] que é o que o exercício pede.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
florestinha89
Avançado
Mensagens: 106
Registrado em: Sáb 18 Abr, 2020 11:45
Última visita: 10-10-23
Abr 2020 27 14:37

Re: Trigonometria - Razões e relações trigonométricas

Mensagem não lida por florestinha89 »

petras, é verdade, desculpe você está certo. Não lembrava que ele partiu da forma a ser escrita para chegar a cossecante e eu estou fazendo o contrário. Porém, mesmo assim não consigo entender como [tex3]\left(\frac{cos\alpha + 1}{(cos\alpha + 1)sen\alpha }\right)[/tex3] se torna [tex3]\frac{1}{sen\alpha } [/tex3]



mcarvalho
3 - Destaque
Mensagens: 553
Registrado em: Sex 12 Abr, 2019 15:13
Última visita: 21-10-23
Abr 2020 27 14:39

Re: Trigonometria - Razões e relações trigonométricas

Mensagem não lida por mcarvalho »

Simplifique: [tex3]\left(\frac{cos\alpha + 1}{(cos\alpha + 1)sen\alpha }\right)=\frac{\cos \alpha +1}{(\cos \alpha + 1)\cdot \sen \alpha}=\(\frac{\cos \alpha + 1}{\cos \alpha +1}\)\cdot \frac{1}{\sen \alpha}[/tex3]

Edit: outra possibilidade é multiplicar a fração pelo conjugado [tex3]\frac{\cos \alpha -1}{\cos \alpha -1}[/tex3] , mas você vai literalmente chover no molhado, andar em círculos, dar mais voltas desnecessárias.
Última edição: mcarvalho (Seg 27 Abr, 2020 14:42). Total de 1 vez.


"Dizem que não existe almoço grátis. Mas o universo é o derradeiro almoço grátis"

Alan Guth

Avatar do usuário
Autor do Tópico
florestinha89
Avançado
Mensagens: 106
Registrado em: Sáb 18 Abr, 2020 11:45
Última visita: 10-10-23
Abr 2020 27 16:47

Re: Trigonometria - Razões e relações trigonométricas

Mensagem não lida por florestinha89 »

mcarvalho escreveu:
Seg 27 Abr, 2020 14:39
Simplifique: [tex3]\left(\frac{cos\alpha + 1}{(cos\alpha + 1)sen\alpha }\right)=\frac{\cos \alpha +1}{(\cos \alpha + 1)\cdot \sen \alpha}=\(\frac{\cos \alpha + 1}{\cos \alpha +1}\)\cdot \frac{1}{\sen \alpha}[/tex3]

Edit: outra possibilidade é multiplicar a fração pelo conjugado [tex3]\frac{\cos \alpha -1}{\cos \alpha -1}[/tex3] , mas você vai literalmente chover no molhado, andar em círculos, dar mais voltas desnecessárias.
Agora sim entendi, desculpa realmente parece simples mas não consegui visualizar. Super obrigada!!




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Ensino Médio”