Um restaurante que serve refeições no estilo “prato feito” utiliza um sistema de cartelas para incentivar a fidelidade dos
seus clientes. A cada refeição realizada, a cartela recebe um adesivo do restaurante. O cliente que apresentar 5 adesivos
ganha a próxima refeição.
Com o esquema adotado, o restaurante dá um desconto aos clientes contemplados de, aproximadamente,
a) 16%
b) 20%
c) 25%
d) 33%
e) 45%
Ensino Médio ⇒ Porcentagem
Moderador: [ Moderadores TTB ]
Abr 2020
07
16:12
Re: Porcentagem
E aí, nandodearaujo.
Esse é um problema clássico, o típico “leve [tex3]x[/tex3] , pague [tex3]x-1[/tex3] ”. Note que, na sexta refeição, o cliente não paga. Ou seja, podemos fazer que:
Isso significa que a quinta refeição representa [tex3]84 \%[/tex3] do valor que seria a sexta refeição. Efetivamente, o desconto é de [tex3]100 \% - 84 \% = 16 \%.[/tex3]
Esse é um problema clássico, o típico “leve [tex3]x[/tex3] , pague [tex3]x-1[/tex3] ”. Note que, na sexta refeição, o cliente não paga. Ou seja, podemos fazer que:
[tex3]\text P=\frac{5 \text p}{6 \text p} \approx 0,84 [/tex3]
Isso significa que a quinta refeição representa [tex3]84 \%[/tex3] do valor que seria a sexta refeição. Efetivamente, o desconto é de [tex3]100 \% - 84 \% = 16 \%.[/tex3]
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