Ensino Médio ⇒ Raiz cúbica Tópico resolvido
Moderador: [ Moderadores TTB ]
Fev 2020
10
22:33
Raiz cúbica
Racionalizar o denominador de [tex3]\frac{\sqrt[3]{5} - \sqrt[3]{3}}{\sqrt[3]{5} + \sqrt[3]{3}}[/tex3]
-
- Última visita: 31-12-69
Fev 2020
11
08:54
Re: Raiz cúbica
Ola
Basta multiplicar o numerador e denominador por
[tex3]\sqrt[3/2]{5}-\sqrt[3]{15}+\sqrt[3/2]{3}[/tex3]
Basta multiplicar o numerador e denominador por
[tex3]\sqrt[3/2]{5}-\sqrt[3]{15}+\sqrt[3/2]{3}[/tex3]
Fev 2020
11
10:51
Re: Raiz cúbica
Obrigado Zhadnyy, só não entendi exatamente o como você fez para elevar o denominador ao quadrado.
Quando se tem:
X/a+b para se racionalizar não se múltipla o den/num por a-b?? Nesse caso apenas o numerador se elevaria ao quadrado
Quando se tem:
X/a+b para se racionalizar não se múltipla o den/num por a-b?? Nesse caso apenas o numerador se elevaria ao quadrado
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- Última visita: 31-12-69
Fev 2020
11
12:04
Re: Raiz cúbica
É que sempre aprendemos com coisas simples
Por exemplo
Para racionalizar
[tex3]1+\sqrt{2}[/tex3]
A gente aprende na escola a fazer automaticamente o produto em cima e embaixo por
[tex3]1-\sqrt{2}[/tex3]
Mas por mais que seja um pensamento simples, nao pensamos no motivo pelo qual fazemos isso
Dai quando pegamos questoes do tipo dessa que voce colocou, nao sai simplesmente invertendo o sinal
O motivo disso é que a racionalização é sumir com radicais no denominador. Nesse exemplo que voce postou, eu percebi que iria precisar fazer algo do tipo:
[tex3]a^{3}+b^{3}[/tex3]
Ou [tex3]a^{3}-b^{3}[/tex3]
Existe um produto notavel para isso, que é justamente o que usamos para resolver
(A+B)([tex3]A^{2}-AB+B^{2}[/tex3]
Sao ideias assim que temos que ter para racionalizar denominadores. Geralmente buscamos alguma saida por produtos notaveis. Observe que o classico é uma restriçao desse pensamento
[tex3]a^{2}-b^{2} = (a+b)(a-b)[/tex3]
Por isso sempre pensamos em "mudar o sinal"
Mas esse pensamento so funciona no caso restrito de que esse produto notavel seja a saida para racionalizar
Espero ter elucidado um pouco para voce
Sempre pense em produtos notaveis
Existem alguns denominadores que sao dificilimos de racionalizar justamente por isso. Enxergar o produto notavel por vezes é uma tarefa ardua
Por exemplo
Para racionalizar
[tex3]1+\sqrt{2}[/tex3]
A gente aprende na escola a fazer automaticamente o produto em cima e embaixo por
[tex3]1-\sqrt{2}[/tex3]
Mas por mais que seja um pensamento simples, nao pensamos no motivo pelo qual fazemos isso
Dai quando pegamos questoes do tipo dessa que voce colocou, nao sai simplesmente invertendo o sinal
O motivo disso é que a racionalização é sumir com radicais no denominador. Nesse exemplo que voce postou, eu percebi que iria precisar fazer algo do tipo:
[tex3]a^{3}+b^{3}[/tex3]
Ou [tex3]a^{3}-b^{3}[/tex3]
Existe um produto notavel para isso, que é justamente o que usamos para resolver
(A+B)([tex3]A^{2}-AB+B^{2}[/tex3]
Sao ideias assim que temos que ter para racionalizar denominadores. Geralmente buscamos alguma saida por produtos notaveis. Observe que o classico é uma restriçao desse pensamento
[tex3]a^{2}-b^{2} = (a+b)(a-b)[/tex3]
Por isso sempre pensamos em "mudar o sinal"
Mas esse pensamento so funciona no caso restrito de que esse produto notavel seja a saida para racionalizar
Espero ter elucidado um pouco para voce
Sempre pense em produtos notaveis
Existem alguns denominadores que sao dificilimos de racionalizar justamente por isso. Enxergar o produto notavel por vezes é uma tarefa ardua
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