Ensino MédioGeometria Plana Tópico resolvido

Problemas sobre assuntos estudados no Ensino Médio devem ser postados aqui. Se o problema for de Vestibular, poste-o no fórum Pré-Vestibular

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
HenryInfa
Guru
Mensagens: 379
Registrado em: Sáb 04 Nov, 2017 19:00
Última visita: 08-11-21
Fev 2020 05 12:51

Geometria Plana

Mensagem não lida por HenryInfa »

Há algum bizu ou orientação para montar as fórmulas de, por exemplo, triângulo equilátero inscrito e circunscrito a uma circunferência? Quadrado inscrito em uma circunferência ou circunscrito?

Qual raciocínio eu devo seguir para conseguir montar essas fórmulas? Sempre me confundo...
Se possível, me enviem uns vídeos relacionados a esses assuntos se conhecerem algum...



"O ruim é que eu sou o teu freguês, tua vítima inquieta e ofegante que só descansa quando te aniquila e te transfere para o outro extremo. Para o teu azar eu tenho no meu peito o antídoto construído pelos teus filhos: A persistência.":arrow:

Avatar do usuário
lookez
2 - Nerd
Mensagens: 240
Registrado em: Dom 31 Mar, 2019 16:46
Última visita: 21-03-24
Fev 2020 09 02:29

Re: Geometria Plana

Mensagem não lida por lookez »

O bizu é desenhar e calcular, contanto que você saiba as propriedades do triângulo equilátero (lados e ângulos iguais, baricentro é também ortocentro, incentro, circuncentro etc.) e geometria básica (pitágoras e trigonometria), conforme fizer exercícios vai acabar decorando.
equilat.png
equilat.png (38.38 KiB) Exibido 698 vezes
Seja [tex3]x[/tex3] o lado do triângulo, traçando a altura [tex3]\overline{AP}[/tex3] que passa pelo centro [tex3]O[/tex3] aparecem os segmentos [tex3]\overline{AO}=R[/tex3] e [tex3]\overline{OP}=r[/tex3] , que são iguais a [tex3]\frac{2}{3}\cdot\overline{AP}[/tex3] e [tex3]\frac{1}{3}\cdot\overline{AP}[/tex3] respectivamente, devido à propriedade do baricentro que divide a mediana na razão 2 pra 1.

No triângulo a direita você pode ver que basta traçar a altura e fazer um pitágoras para calcular a altura do triângulo equilátero que é [tex3]\frac{x\sqrt3}{2}[/tex3] , caso ainda não tenha decorado. Com essa informação concluímos que [tex3]R=\frac{\cancel{2}}{3}\cdot\frac{x\sqrt3}{\cancel{2}}=\boxed{\frac{x\sqrt3}{3}}[/tex3] e [tex3]r=\frac{1}{3}\cdot\frac{x\sqrt3}{2}=\boxed{\frac{x\sqrt3}{6}}[/tex3] , relacionando assim o lado do triângulo equilátero com o raio de suas circuferências inscritas e circunscritas.

Quanto ao quadrado é bem simples, vou deixar aqui apenas um desenho e você deve entender:
quadr.png
quadr.png (40.26 KiB) Exibido 698 vezes

Última edição: lookez (Dom 09 Fev, 2020 02:34). Total de 1 vez.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Ensino Médio”